A CARTA

[ 13 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-amail: mirandasa@uol.com.br)

“A terra é de tal maneira graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo” (Pero Vaz de Caminha)

Como a gente teve conhecimento no começo do aprendizado escolar, a primeira carta que entrou na nossa História foi escrita por Pero Vaz de Caminha, escrivão da frota de  Pedro Álvares Cabral, que oficializou a descoberta do Brasil.

A descrição do nosso país nos envaidece pelos louvores, como trouxemos na epígrafe; Caminha fala das águas, da abundância de animais, frutos, raízes e a fecundidade dos campos; realça a inocência dos indígenas que “nem fazem caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara”.

O documento registra também a origem do nepotismo da politicalha brasileira, com o missivista apelando para o rei D. Manuel a libertação do seu genro, preso por assalto e agressão… Um aloprado da época.

A outra carta que se faz presente na História do Brasil é o testamento político de Getúlio Vargas, trazendo um balanço do seu enfrentamento com o capital estrangeiro e combate às fraudes no comércio exterior.

Vargas assinalou as agressões pessoais que sofreu, e se projeta para o futuro, como uma maldição, estimulando o povo brasileiro a lutar contra a corrupção e os coveiros da economia nacional: “Quando a fome bater à vossa porta sentireis em vosso peito a energia para a luta por vós e vossos filhos”.

Alentando os que enfrentam o autoritarismo medíocre da presidente da República, e seus desmandos na economia do País, chega-nos agora, uma carta do vice-presidente Michel Temer dirigida a ela, realçando sua soberba incompetência e amoralismo político.

A epístola teve cunho particular, mas foi publicada em todos os jornais do dia seguinte; desconfia-se que chegou à imprensa por uma tramóia palaciana, que age costumeiramente dessa forma.

Temer se refere à divulgação de uma reunião dele com Dilma que “foi divulgada, e de maneira inverídica, sem nenhuma conexão com o teor da conversa”. Trata-se de mais um desmentido à Presidente, cuja compulsão pela falsidade é doentia.

Segundo o presidente do PMDB, “fatos reveladores” mostram a desconfiança que a governante sempre demonstrou nele e no PMDB; Temer enumerou um a um dos episódios que comprovam situações em que, pelo cargo que ocupa, foi rifado por Dilma.

O escanteio mais importante é recente. Dilma ignorou-o como presidente do PMDB chamando o líder do partido na Câmara, o deputado Picciani e seu pai, para um acordo.

Dando uma lição de Democracia à antiga lutadora por um regime stalinista, Temer faz uma profissão de fé liberal, escrevendo: “Democrata que sou, converso, sim, senhora Presidente, com a oposição. Sempre o fiz, pelos 24 anos que passei no Parlamento”.

E mostrando sua capacidade de articulação e apoio às medidas econômicas urgentes para o País pré-falimentar graças à incompetência petista, Temer lembra que ajudou a aprovação da primeira medida provisória do ajuste, conquistada por ele com oito votos do DEM, seis do PSB e três do PV.

A carta revela que o programa peemedebista “Uma Ponte para o Futuro”, aplaudido pela sociedade, foi tido por Dilma como uma manobra desleal e, a partir daí, se multiplicaram as manobras do Planalto para dividir o partido.

A Carta de Temer está à altura da de Pero Vaz de Caminha pelas revelações contidas, e à de Getúlio Vargas, pelas denúncias a um governo que falseia o monopólio das conquistas sociais dos trabalhadores. O maior valor do documento, porém, é ampliar e consolidar a frente nacional pelo impeachment.

13 respostas para A CARTA

  1. Mévia disse:

    Esperemos que essa carta seja mais um argumento para que outros pensem melhor e livrem o Brasil desse encosto que se chama Dilma Rousself… Avante gente, a hora é agora…

  2. Sidnei Barbosa disse:

    Muito Bom Miranda…

  3. marilene marques disse:

    Li e guardei numa pasta, onde venho selecionando artigos que meus neto não tomarão conhecimento em nenhuma escola. Eles precisarão saber a verdade dos dias de hoje!

  4. elisabeth laval jede disse:

    Parabens Miranda!voce com todo o conhecimento que possue , presta um enorme serviço à nossa Pátria.Arranca com este artigo a máscara que esconde isenção de caráter , mentira e incompetência alastrada em nosso maravilhoso país.Nos brasileiros nao aguentamos mais essa vergonha nacional escravisados e esgotados que estamos.Façamos como Janio Quadros uma varredura dessa gente que nao se constrange do que ocasionou ao Brasil!Muito bom!Como tudo que você escréve!

  5. CRISTINA MATOS (@Pracristmatos) disse:

    Miranda, os seus textos, nos engrandece com a sua inteligência, cultura e história. Vou seguir o conselho da Marilene, que comentou acima, vou guardar os seus textos como ‘cartas’ para que no futuro, meus netos tenham consciência de tudo que foi feito nesta Nação para que eles tivessem um futuro melhor. Pena que os caracteres são poucos e não posso comentar no twitter, mas por favor me segue! Abrçs., ligada na luta diária, até a vitória total! Pra Cristina Matos

  6. Rodrigo Cortes disse:

    O PT tem fixação pela Lenda do descaminho da carta de nosso descobrimento. Quer se apoiar nela para justificar toda a corrupção, o compadrio, o despotismo.
    Se a carta de nossa origem é um tanto quanto equivocada, temos dela se desconciliar o mais rápido possível. Temer por sua vez, tenta dar um prumo na grande Barca, furada pelo petismo, que está a deriva.
    Brasil, de carta em carta fazendo história. (Não podemos esquecer a sincera de Getúlio Vargas e cheia de engodo de Lula).
    Já passa da hora de mai uma vez nos reescrevermos, e cabe ao Povo essa missão.

  7. Rodrigo Cortes disse:

    BRASIL, URGENTE! LULA PRESIDENTE!
    CARTA ABERTA AO POVO BRASILEIRO
    O PT apresenta ao povo brasileiro o seu candidato à Presidência da
    República: Luiz Inácio Lula da Silva.
    O PT tem coragem de dizer a todos os brasileiros que, neste momento difícil,
    existem saídas para a grave crise que foi criada pelos poderosos da Velha e da Nova
    República.
    O PT chama você a participar dessa briga para que a vontade do povo
    trabalhador possa prevalecer acima dos interesses dos banqueiros, latifundiários,
    grandes industriais e militares.
    Nosso povo vive dias difíceis…..

    O trecho da carta acima, é sem dúvida nenhuma uns dos maiores logro aplicado em todos, o maior conto do vigário da CNBB, a maior vigarice do continente americano.

    Rodrigo Cortes.

  8. Rodrigo Cortes disse:

    Ah, me lembrei da carta da Dilma Rousseff em forma de sapato de salto alto endereçada ao FHC, coisa que ele adora. O carteiro recebei ordens de entregar a carta sob derrame de confetes e purpurinas.

  9. Artigo fantástico!!! Sensacional!!! Super realista!!! Esclarecedor!!!
    Dá-nos a exata dimensão do quanto precisamos lutar para tirar o Brasil das mãos deste ‘des’governo corruPTor e PTralha.
    Obrigada, Miranda!!!
    Parabéns pela lucidez de seus textos!!!
    Bem escritos e elaborados com inteligência, com princípio, meio e fim, deixando anotados nos anais da história os descaminhos, a hipocrisia e as insensatezes dos homens públicos, nem sempre, gente voltada para o bem da Nação brasileira.
    #VemPraRua13Dez !!!!!
    Paz e bem!!!

  10. Antônio Dantas disse:

    Miranda na minha opinião uma pessoa que mente, assalta, rouba, e despreza os valores eticos, não t capacidade de adminostrar uma nação com tamanha complexidade como o Brasil. lembrando ainda o incansavel desejo de querer implantar os tegimes “socialista e comunista, num pais que sempre rejeitou essas ideologia “FACISTA” sei que está dificil nas vou continuar lutando com ardor pela”DEMOCRACIA”…..

  11. Alvaro Santos disse:

    Como na política a última coisa que saberemos é a verdade, temos uma certeza:
    Dilma é de uma incompetência cavalar.
    .
    Temer que de bobo tem meio quilo, ficou a espreita-la e conhecedor de suas fraquezas, lhe deu a estocada no momento certo.
    .
    Dilma ao atropelar o seu vice, chamou um moleque sem estrutura política para bater de frente com uma jamanta(embora nos últimos anos a reboque),mas tarimbada na arte palaciana.
    .
    Deu a Temer o que ele mais almejava:
    Se livrar dela e ainda sair vitorioso no contexto geral.
    .
    Lula, deve estar uma fera.Deve ter dito assim:
    “-Que porra Dilma!
    -“-Um minuto que me descuido você caga no pau?”
    .
    Temer agora tem o seu epiteto:
    .
    TEMER, O CARTA DEMISSÃO…

  12. Mônica Torres disse:

    Parabéns, Miranda! sempre lúcido. Quiçá tenhamos resultados, além é claro, de esclarecimentos. Temer sempre esteve lá… esperando a hora certa.. mas como o nome bem o diz ainda temos o que “temer”.

  13. vileite disse:

    Concordo com você , Mônica ! u não confio nem um pouco nesse Temer que é outro grande safado e está de olho na presidência há muito tempo .. espero que ele não a consiga .