MITOMANIA

[ 6 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

“Há indivíduos que não hesitam em prejudicar semelhantes com a mentira, o engano e a calúnia, contanto que o possam fazê-lo impunemente” (Sigmund Freud)

Li e ouvi certa vez que o filósofo Zenão de Eléia, famoso por enunciar paradoxos, apresentou um deles que é um verdadeiro jogo de palavras: “Se dizes que mentes e estás falando a verdade, mentes; se dizes que mentes e mentes de fato, estás mentindo.”

Curioso, encontrei esse representante da Escola Eleática que viveu quase meio século antes de Cristo. Foi discípulo de Parmênides, e usou seus conhecimentos da Lógica criando argumentos para desacreditar os críticos do seu mestre. Herdamos restos dos seus escritos e o que temos de concreto sobre eles, devemos a Aristóteles nos seus estudos sobre Física.

Os paradoxos mais famosos de Zenão buscam demonstrar a inexistência do movimento, conhecidos como “Método de Zenão”, em que ele assume como verdades as hipóteses das teses dos adversários e esmiuçando-as derruba-as com conclusões contraditórias e inaceitáveis.

Esses ardis do raciocínio, para enganação doutrinária dos sentidos, impõem, porém, o hábito da mentira, a compulsão em mentir, mais tarde estudada na psicanálise como “mitomania”.

A mitomania é uma patologia considerada pelos estudiosos como o mentir compulsivamente, seja no infantilismo de expressar fantasias, seja como reflexo do desejo inconsciente de se expor seja utilitária na busca de compensações.

Esta busca de compensações é a cara da Era Lulo-Petista. Para Dilma, por exemplo, a mentira tornou-se um vício incontrolável, fantasiando um “País das Maravilhas” em marcha para o socialismo bolivariano…

Dilma mente até quando está falando a verdade. Há vários sites nas redes sociais listando as dezenas de vezes em que ela mentiu. Curioso é que ao contrário do que expõe a doutrina psicanalítica Dilma sabe que está mentindo. O seu criador, Lula da Silva, também sabia que estava mentindo quando criou a fraude da “gerentona”, enganando os eleitores incautos para elegê-la.

Foi Lula, um grande manipulador da mentira, quem inventou a síndrome do “nãosabiismo”, uma fuga ao conhecimento dos crimes cometidos à sua volta e por si mesmo.  O “nãosabiismo” é uma manifestação nacional da mitomania; os mitomaníacos mentem para se exibir, os “nãosabiistas” mentem para se esconder e fugir às responsabilidades.

Vivemos uma explosão política com as contundentes denúncias da delação do senador petista Delcídio do Amaral. Até ontem, Delcídio era líder do PT-governo no Senado Federal. Passeava a sós nos jardins do Alvorada com a Presidente, conchavando ações políticas. Visitava Lula semanalmente provocando ciúmes entre velhos pelegos. Enfim, era de confiança.

Por interferir criminosamente nas investigações da Lava Jato o parlamentar mato-grossense foi preso. O PT falou em expulsá-lo, mas ficou na suspensão; solto, seus parceiros se mobilizaram e, arranjaram até um sabujo do PDT para evitar a cassação na Comissão de Ética.

Agora descobriram por uma reportagem da revista IstoÉ, que Delcídio aderiu à delação premiada, envolvendo Dilma nas maracutaias de Pasadena e em confabulações para soltar empresários corruptos; e revelando que foi Lula quem planejou a trama da fuga de Cerveró.

Pelos acontecimentos que se desdobram e pelos “fragmentos delinquenciais”, sabemos que Lula, Dilma e seguidores não hesitam em usar a mentira crendo na impunidade, como alertou Freud.

6 respostas para MITOMANIA

  1. Alvesalces disse:

    UMA ORGANIZAÇÃO QUE É UM COVIL DE LADRÕES… E DE MENTIROSOS:
    1º: “Se dizes que mentes e estás falando a verdade, mentes…(No instante em que te assumes como mentiroso)… Mas se dizes que mentes e mentes de fato, estás mentindo.” (A exemplo de quando dizes: “Estou brincando”… E realmente estás “brincando”.
    2º: “Dilma mente até quando está falando a verdade. Há vários sites nas redes sociais listando as dezenas de vezes em que ela mentiu. Curioso é que ao contrário do que expõe a doutrina psicanalítica Dilma sabe que está mentindo. O seu criador, Lula da Silva, também sabia que estava mentindo quando criou a fraude da “gerentona”, enganando os eleitores incautos para elegê-la”.
    DELCÍDIO… UM MENTIROSO QUE FALA A VERDADE para ser aceito como homem de bem?
    3º: Agora descobriram por uma reportagem da revista IstoÉ, que Delcídio aderiu à delação premiada, envolvendo Dilma nas maracutaias de Pasadena e em confabulações para soltar empresários corruptos; e revelando que foi Lula quem planejou a trama da fuga de Cerveró.

    Cariacica, 04 de março de 2016

    Antônio Carlos do Rosário.

  2. Caro Miranda

    Os “verdadeiros esquerdas” sentem-se vingados hoje !!! Não levamos porradas em vão …

  3. elisabeth laval jede disse:

    Uma das piores coisas na vida é uma pessoa que mente .Não dá para conviver . A melhor coisa do mundo é poder confiar em uma pessoa!1

  4. elisabeth laval jede disse:

    Muito bom artigo! Como tudo que você escréve! Digo mais. Uma pessoa que faz coisas atrozes para chegar ao poder ficará só mundo ! Ninguem de valor confiará numa pessoa sem caráter!Tambem nao confiará em ninguem! Que fim triste a mentira produz no mentiroso:a solidão .e a desconfiança!

  5. irene matos felix disse:

    Ensinei aos meus filhos que uma pequena mentira mata grandes verdades , ou seja, um dia falarão a verdade e de nada adiantará , não terão credibilidade Quando falas que a Dilma mentiu para se eleger, faltas com a verdade, Miranda Ela não mentiu, eles compraram a eleição dela, foi paga e muito bem paga , assim como o silêncio de quem sabia demais
    Hoje eu acordei com a chamada da Globo sobre a operação Aletheia , em busca da verdade , e vibrei o dia todo Estava lutando para acreditar , mas com muito medo que minhas esperanças fossem vãs Matar uma jararaca pretenciosa e analfabeta será um imenso prazer Todos nas ruas dia treze Eu vou

  6. Será que existe alguém no governo dessa Ptralhada toda em que podemos acreditar eu sei que é preciso ter coragem par ser honesto num mundo desonesto. Mas, no final, ganhamos confiança e o respeito dos outros.