Falta Alguém, dr. Janot

[ 16 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

Eu era adolescente quando o jornalista David Nasser escreveu o livro “Falta Alguém em Nuremberg”, acusando os colaboradores de Hitler e os ditadores fascistas da Europa e América Latina. Como admirador de Nasser, lembrei-me do título “Falta Alguém” na lista dos investigados no esquema de corrupção da Petrobras pela Operação Lava Jato.

Nuremberg, a secular cidade alemã, sediou o tribunal internacional que cumpriu a tarefa de julgar os altos dignitários nazistas, generais e hierarcas do partido, responsáveis por crimes de guerra. Agora, Brasília sediará o julgamento dos bandidos que arrasaram a empresa estatal de petróleo. Espero isenção do STF, como agiu o ministro Joaquim Barbosa na Ação Penal 470, movida pelo Ministério Público contra os mensaleiros.

Joaquim Barbosa, com rara habilidade e decência, completou e preencheu a peça acusatória, condenando à prisão os assaltantes do Erário e do Banco do Brasil para comprar parlamentares corruptíveis em proveito do PT-governo.

Desta vez, no Petrolão, estão investigados 47 políticos com ou sem mandato. Detentores de mandato ficarão no STF, e os outros irão para instâncias inferiores; mas o banco dos réus é um só; tanto faz sentar-se na Alta Corte, como em outros degraus da ordem hierárquica jurídica…

Assim, é bom lembrar ao doutor Janot que no andar de baixo falta alguém. E para encontrar (ou encontrá-los), o fio da meada é o lead da jornalista Josie Jeronimo numa matéria publicada na Veja. Ela escreveu: “Quando, em fevereiro de 2011, Graça Foster assumiu a presidência da Petrobras, analistas de mercado de energia diziam que ela havia herdado do antecessor, José Sérgio Gabrielli, um campo minado”.

Então vamos lá. Gabrielli sucedeu a José Eduardo Dutra, ex-presidente do PT, exemplo completo do aparelhamento promovido por Lula da Silva ao assumir a presidência da República. Dutra, sem entender lufas de administração empresarial e muito menos de petróleo, foi apenas aplainar o caminho para ocupação da Petrobras pelos “quadros” e “operadores” do partido.

Então começou com Gabrielli, prestigiado por Lula, o esquema de irrigação de dinheiro para as campanhas eleitorais do PT, PP e PMDB, através da nomeação de diretores e conselheiros comprometidos pelo isolamento dos engenheiros e técnicos corretos.

Ascenderam com ele à direção da Petrobras Paulo Roberto Costa, Nestor Cerveró, Renato Duque, e o Barusco começou a mostrar a cara… Foram estes “auxiliares” que abriram as trancas para o cartel das empreiteiras que, corrompendo agentes públicos corruptos, explorou a grande jazida de dinheiro vivo.

Registre-se que foi na Era Gabrielli que ocorreram os assaltos nas refinarias Abreu e Lima, em Pernambuco, Premium I, no Maranhão, e Premium II, no Ceará, além do caça-níquel que é o Complexo Petroquímico do RJ (Comperj).

Em 2006, ocorreu a suspeitosa compra da refinaria norte-americana de Pasadena que, segundo o Tribunal de Contas da União, deu um prejuízo de US$ 792,3 milhões. A maracutaia foi negociada por Cerveró e aprovada pelo Conselho presidido por Dilma Rousseff.

Após esses atentados à honestidade, muito ao estilo PT, Gabrielli – com escândalo de Pasadena já denunciado –, foi substituído por Graça Foster em 2012. A mineira de Caratinga foi indicada por Dilma. Eram amigas desde o tempo em que a presidente era secretária de energia no Rio Grande do Sul e ela ocupava a gerência da Petrobras para a implantação do gasoduto Bolívia-Brasil.

As duas são tão íntimas que se tratam carinhosamente de “Dilminha” e de “Gracinha”, ou “Graciosa”, apelidos confirmados por quem privou de reuniões com elas. Esta relação explica o porquê Dilma manteve Graça na presidência da Petrobras por um tempo prejudicial às investigações que ocorriam na empresa.

Estes personagens da tragédia da Petrobras ficaram de fora do pedido de inquirições jurídicas e, embora transparentes, deixam perceber um sujeito oculto. Por isso, é aconselhável que os manifestantes no dia 15 de março, levantem um cartaz “Falta Alguém, dr. Janot”!

 

16 respostas para Falta Alguém, dr. Janot

  1. Dougals disse:

    O que me espanta é como algo nas proporções de Pasadena bai parar embaixo do tapeta. Os caras são melhores que o Mr. M.

  2. Ajuricaba disse:

    Admiro seu otimismo em dizer que “falta alguém”. Eu penso que falta gente bagarai…
    Excelente, como sempre

  3. Odete Campos disse:

    Parabéns pelo texto! Raciocínio lógico e direto. Acontece q por enquanto tem um laranjal inteiro, mas os mandatários blindados. Como são poderosos!!! A q custo???

  4. Ótimo texto! Mas diria que a pergunta não está correta, pois a pergunta correta seria: E sou só EU!!! cade os outros??? até porque, de laranja eu já enjoei.

  5. Edison Martins da Cunha Filho disse:

    EM SE TRATANDO DE ARTIGO ESCRITO POR MIRANDA SÁ O RESULTADO NÃO PODERIA SER OUTRO OU SEJA “EXCELENTE”. EDISON CUNHA

  6. vileite disse:

    Ótimo artigo e bem oportuno!
    Será que Janot não colocou os demais envolvidos na lista cporque ele ficaria muito extensa?
    Sim, falta muita gente nessa bendita lista!

  7. Stella Greca disse:

    Acho que faltam vários alguns nesta lista Professor. E aí vem uma pergunta: seria justo privar Dilma e o PT de arcar com todos os ônus de decisões equivocadas- pra dizer o mínimo? Será que Lula se fortalece, ou melhor, tem saída pra um discurso minimamente coerente com a saída da Dilma através de Impeachman ou mesmo de uma renúncia??

  8. Falta o analfabeto inteiro. ABC…D….L… S… XZ.

  9. O que mais me espanta é a ocupação de cargos importantes para as instituições por gente, sem preparo, que não entende nada do negócio. Como vc bem disse: “sem entender lufas…” eu acrescento: sem entenderem bulhufas,nada de nada! Bando de incompetentes e corruptos.

  10. Excelente artigo,só que nos deixa cada vez mais deprimidos. Sim falta alguem, faltam sempre os mais importantes, faltam os mandantes, os chefes da quadrilha. Mas o que mais me amedronta, é que quem deveria sentir a falta deles, ajudam a esconde-los..Na realidade sofri uma grande decepção com o Dr. Janot. Pensei que ele não considerasse todos os brasileiros petistas. Existe gente que pensa no Brasil. Existe gente honesta também. Infelizmente até ele esqueceu que nos sabemos contar

  11. Marcia disse:

    Perfeito,mestre! Tudo aconteceu exatamente assim,com suas palavras lindas e perfeitas. Ótima idéia levarmos esta placa…tem história! Os letrado entenderão e os não letrado entenderão: falta o Lula ! Mas faltam as duas amiguinhas,o Jose Dirceu com sua consultoria e mais petistas já conhecidos.falta somente puxar o fio da meada e desenrolar!
    Para as ruas com placas : Faltaram eles! E que o juiz Sergio Moro faça como Joaquim Barbosa e que no STF eles tenham decência e imparcialidade! Prisão é pouco para todos!
    Parabéns pela história que se repete!

  12. Leo Santos disse:

    Risos, muitos risos.
    Mais uma vez, parabéns, professor. E não é que tivemos inspiração semelhante,paraa nosso post de hoje?
    Eu havia reservado a leitura do seu,ao ler o aviso,porque, estava preparando o meu.Agora,venho ler e encontro o “transmimento de pensação”.
    O meu tem o título “Essa é a verdade sobre a lista de Janot”
    Deus lhe dê saúde e vida longa !
    Deus salve o Brasil !

  13. Antonio Araújo disse:

    É muito bom ler verdades em escrita fina.

  14. Aparecido disse:

    Falta “ALGUÉNS”, principalmente ALGUÉM de 9 dedos.

  15. Falta a “estrela” da companhia.