Contra a ditadura líbia

Comentários desativados em Contra a ditadura líbia
Compartilhar

EUA mandam forças à costa da Líbia

Num acentuado aumento da pressão internacional sobre o ditador Muamar Kadafi, os EUA anunciaram o deslocamento de navios e aviões de guerra para a costa da Líbia, e a Otan já discute a decretação de uma zona de exclusão aérea sobre o país. Além disso, US$ 30 bilhões em ativos líbios foram congelados nos EUA. Em sintonia com a posição internacional, a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, fez duras críticas às ditaduras do Oriente Médio e do Norte da África no Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra.

Medidas econômicas

Foram propostos ainda o congelamento de pagamentos internacionais ao país por 60 dias, o bloqueio de UR$ 30 bilhões em bens e a suspensão do repasse de cédulas da moeda líbia impressas no Reino Unido. No golfo Pérsico, protestos aumentaram em Omâ. O porto foi bloqueado, o que trouxe preocupação no mercado do petróleo.

Ditador tenta retomar território

Forças leais a Kadafi iniciaram ofensiva em áreas da oposição perto de Trípoli, relata o enviado especial Andrei Netto. Em Benghazi, o enviado especial Lourival Sant’Anna informa que rebeldes esperam que os protestos forcem os militares a abandonar o ditador na capital.

Os comentários estão fechados.