Ameaça no ar e em terra
Justiça determina que 80% do setor aéreo trabalhe
A Justiça ordenou que 80% dos trabalhadores do setor aéreo permaneçam em atividade de hoje até o dia 2 de janeiro. Decisão provisória do Tribunal Superior do Trabalho fixou multa diária de R$ 100 mil se o sindicato descumprir a determinação.
Os empregados decidem hoje, as 5h, se vão parar por três, cinco ou dez horas. O feriado de Natal bate o movimento do Ano Novo, e a Anac calcula que cerca de 480 mil pessoas devam viajar hoje.
Os aeroviários iniciam a greve
Mais uma vez, os brasileiros embarcam sozinhos para uma jornada de muitos aborrecimentos. A paralisação dos aeroviários, anunciada há meses, está programada para começar hoje. Malsucedido na intermediação de um acordo, o governo decidiu jogar pedras. O presidente Lula disse que a greve neste momento é uma irresponsabilidade, e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, culpou as companhias aéreas pelo desastre iminente.
Caos aéreo causa rombo na hotelaria
Além dos incalculáveis transtornos que causará para os brasileiros que precisarem viajar no Natal, a greve dos aeroviários está deixando os representantes do setor hoteleiro do Rio de cabelo em pé. Para a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, a perda pode chegar a R$ 1,5 milhão por dia. E só não é maior porque 96% dos quartos já foram reservados.
Lula apela para evitar caos aéreo
O temor de que o caos aéreo vire o marco de encerramento da sua gestão fez o presidente Lula mobilizar ministros para intermediar negociações entre as companhias aéreas e sindicatos de trabalhadores, que podem entrar em greve hoje, antevéspera do Natal. Ontem, às 20h, os atrasos atingiram 33,6% dos voos. Em Guarulhos, chegou a 52,8%. A Anac culpou operação padrão de trabalhadores.
Comentários Recentes