Blog-Jornalismo_Notícias de Hoje
Dilma não quer mais Côrtes no Ministério – Irritada com o governador Sérgio Cabral, que vazou a informação de que ela se decidira pelo secretário Sérgio Côrtes para o Ministério de Saúde, a presidente eleita, Dilma Rousseff, negou ontem que tenha escolhido o titular da pasta. A bancada do PMDB na Câmara também reagiu e disse que não se sentiria representada por Côrtes, nome praticamente descartado.
Câmara aprova partilha para a exploração na camada pré-sal – A Câmara aprovou o projeto que muda o modelo de exploração no pré-sal, hoje de concessão, para o regime de partilha. O governo receberá parte da produção em petróleo. Foi criado ainda o fundo social para aplicação dos recursos. Só falta agora a sanção presidencial. O governo conseguiu adiar para 2011 a discussão sobre os royalties.
Brasileiro vive mais e adiará aposentadoria – Projeções do IBGE indicam que a expectativa de vida do brasileiro ao nascer atingiu 73,2 anos em 2009, ante 72,9 anos em 2008. Com isso, muda o cálculo do fator previdenciário, utilizado para compor o valor das aposentadorias pagas pela Previdência Social por meio do critério de tempo de contribuição. O governo informou que a nova tabela passou a incidir sobre os benefícios requeridos a partir de ontem.
Cotado para Agricultura, Blairo doou a Dilma R$ 1 mi – Cotado para assumir o Ministério da Agricultura, o senador eleito Blairo Maggi (PR) doou, por meio de suas empresas, R$ 1 milhão para a campanha presidencial de Dilma doação foi feita depois da eleição. O setor que mais contribuiu para ajudar Dilma a fechar a conta da campanha foi o sucroalcooleiro.
Patriota no comando do Itamaraty – Dilma Rousseff disse a interlocutores que o futuro ministro das Relações Exteriores será o secretário-geral do Itamaraty, Antonio Patriota. A Receita deverá ser comandada por Carlos Alberto Barreto, presidente do conselho de recursos fiscais do órgão. Barreto é ligado a Jorge Rachid, chefe do fisco quando Antonio Palocci – que assumirá a Casa Civil na gestão de Dilma – era ministro da Fazenda.
Novo Ministério: Aliados e Lula ainda dominam indicações – Apenas 15% dos nomes anunciados para o futuro governo foram escolhidos pessoalmente por Dilma Rousseff. A maioria dos futuros servidores do primeiro escalão reflete os interesses das legendas que a elegeram ou pertencem à cota do atual presidente.
Falta qualidade à educação no país, diz estudo – Um estudo do movimento Todos pela Educação concluiu que apenas 14,8% dos estudantes que concluem o ensino fundamental e 11% dos que terminam o ensino médio sabem matemática. O desempenho em língua portuguesa também é ruim.
Governo reforça fronteiras em apoio à operação no Rio – Em apoio às operações de combate ao tráfico no Rio, o governo federal montou cerco na fronteira do Brasil com Paraguai e Bolívia, por onde entram mais de 80% das drogas e armas que abastecem o crime organizado no País. A medida é parte da Operação Sentinela, desencadeada em março, com apoio logístico das Forças Armadas e cerca de 1.500 homens. Em São Paulo, a Polícia Rodoviária Federal intensificou operações na Rio-Santos e na Dutra.
EUA derrubam site que vaza documento secreto – Criticado por governantes e países atingidos pela divulgação de documentos secretos de sua diplomacia, o governo dos EUA conseguiu tirar do ar por pelo menos cinco horas o site WikiLeaks, autor do vazamento. Por pressão feita pela Comissão de Segurança Nacional do Senado americano, a Amazon, que fornecia servidores ao WikiLeaks, retirou o serviço do ar.
Ministério: Dilma sofre forte pressão de PMDB e PT – De seu vice peemedebista Michel Temer, a presidente eleita recebeu a cobrança de cinco pastas, fora as da Saúde e da Defesa. Petistas exigem o Meio Ambiente.
Para médicos, planos afetam atendimento – Pesquisa mostra que 92% dos médicos já sofreram interferência dos planos de saúde sobre como devem atuar. Para 75% dos profissionais, há limitação a exames. Mais da metade se queixou sobre restrições a período de internação dos pacientes.
Espanha vai privatizar aeroportos – O primeiro-ministro espanhol, José Luis Zapatero, anunciou ao Parlamento um novo pacote econômico que prevê, entre outras medidas, a privatização dos dois maiores aeroportos do país, em Madri e Barcelona.
Aids ataca jovens – Ministério divulga dados que mostram aumento de incidência entre adolescentes, principalmente meninas.
Comentários Recentes