Noticiário
Reajuste aos servidores na madrugada = Proposta de aumento salarial para 6 mil funcionários da Câmara dos Deputados — entre eles os dois mil cargos de confiança dos parlamentares — foi aprovada na madrugada de ontem. Índices variam entre 15% e 30%.
Obama recebe Nobel da Paz com palavras a favor de guerra = Em 36 minutos de fala, Obama defendeu a necessidade de lutar no Afeganistão e indicou que o uso da força no país é “moralmente justificável”. A fala foi bem recebida entre setores da direita americana, para os quais ele se aproximou do antecessor, George W. Bush.
Venda de combustível bate recorde = Graças ao desempenho do etanol, que teve aumento de vendas de 24,9% em comparação com 2008, a comercialização de combustíveis no país vai bater recorde. A previsão é de 98,1 bilhões de litros, com alta de 2% em relação ao ano anterior. O óleo diesel apresenta queda de 2%.
Honduras nega licença para Zelaya ir ao México – O governo de facto de Honduras negou ao presidente deposto, Manuel Zelaya, autorização para ir ao México. Os mexicanos chegaram a enviar um avião a Tegucigalpa, porque a negociação parecia avançada. Como Zelaya seria recebido como “hóspede” e não como “asilado” o salvo-conduto acabou sendo indeferido.
Copenhague poderá ter dois documentos = O secretário-geral da Conferência do Clima, Yvo de Boer, revelou que trabalha com a possibilidade de prorrogar o Protocolo de Kioto e criar um tratado provisório para incluir os EUA.
Pré-sal: Lula promete vetar perdas do Rio = O presidente Lula deixou claro que poderá vetar emenda que prejudique o Rio na votação do pré-sal, mesmo que ela passe no Congresso. A ideia é manter o texto base enviado pelo relator.
Conferência tenta incluir EUA em marco climático = A proposta de um “protocolo de Copenhague”, a ser apresentada hoje na Conferência do Clima, visa a incluir os EUA num acordo de redução de emissões de CO2, relatam os enviados especiais Andrei Netto e Afra Balazina. O texto se assemelha ao Protocolo de Kyoto, rejeitado pelos americanos.
Comentários Recentes