O Senado está nu

Comentários desativados em O Senado está nu
Compartilhar

“Foi preciso que um funcionário do Senado decidisse reatar relações com a própria consciência para suas excelências perceberem o óbvio: que há três meses o presidente da Casa, Renan Calheiros, usa o cargo e a estrutura da instituição escancaradamente em proveito próprio. Como os senadores não são lesos, cegos nem surdos, as reações de surpresa ao pedido de exoneração do secretário-adjunto da Mesa, Marcos Santi, destinam-se única e tão somente a justificar a posteriori a complacência dos senadores para com os usos e abusos em série protagonizados à vista de todos pelo presidente do Senado.

Santi demitiu-se em função da orientação de Renan Calheiros para que a consultoria técnica preparasse parecer em favor da votação secreta dos relatórios do processo de quebra de decoro parlamentar contra o presidente. Postas as cartas na mesa, exposta a ferida, os senadores reagiram indignados. Consideraram “muito grave” a denúncia do funcionário e passaram a desconfiar seriamente da hipótese de a interferência de Renan Calheiros significar por si só ato parlamentar indecoroso. O secretário-adjunto fez a conhecida constatação sobre a nudez do rei e acabou desnudando também os súditos. Três meses, três processos abertos e inúmeras evidências depois, sejamos claros: Renan Calheiros só continua na presidência porque o Senado assim o permitiu”.

Dora Krammer, jornalista

OPINIÃO: Como se vê, tem razão o pernambucano Jarbas Vasconcelos; o Senado fede. A catinga de podre se espalha pela Casa já deteriorada pelos senadores sem voto – que primam pelo desembaraço forçado e cínico de alguns deles, como Wellington Salgado, que envergonha a representação mineira de tão ricas tradições. O cadáver putrefato de Renan Calheiros está insepulto porque falta de coragem ou despudorado comprometimento da maioria para enterrá-lo. Com honrosíssimas exceções de personalidades que poderiam assumir a liderança nacional por um novo Brasil, eu diria que se o Senado fechasse não faria falta ao país. MIRANDA SÁ

Os comentários estão fechados.