Gripe suína

Comentários desativados em Gripe suína
Compartilhar

Gripe suína: Comércio na Cidade do México perde R$ 240 mi por dia.

O comércio na Cidade do México está perdendo 1,5 bilhão de pesos por dia (cerca de R$ 240 milhões), por causa do fechamento de cinco dias de lojas e empresas ordenado pelo governo por causa da gripe suína.

A estimativa é da Confederação Patronal da República Mexicana, que disse ainda temer o fechamento de micro e pequenas empresas em consequência da situação econômica do país.

Restaurantes, bares e todo o setor de lazer e entretenimento foram afetados pelas medidas de prevenção do governo, que proibiu estes estabelecimentos de funcionar até a próxima quarta-feira.

O governo do México afirmou que epidemia de gripe suína vem causando grandes prejuízos à economia do país, mas disse que ainda não é possível saber o tamanho do estrago.

Na noite de segunda-feira o presidente Felipe Calderón disse que a saúde dos mexicanos é o mais importante, mas que é preciso pensar também na recuperação do crescimento econômico do país o mais rápido possível. O México é um dos países mais afetados pela crise econômica mundial.

“Por isso já foram dadas instruções aos membros do gabinete econômico para que desenhem uma série de medidas destinadas a minimizar o impacto (da epidemia) sobre a atividade econômica do México”, disse.

Desde que foi dado o alarme por causa do surto, vários setores foram obrigados a parar ou diminuir suas atividades. As indústrias passaram a operar com menos funcionários e em sistema de turnos e as empresas mantiveram apenas as operações essenciais ou aquelas que pudessem ser realizadas de casa por seus empregados.

Outra preocupação, apontada por analistas, é em relação à remessa de divisas dos mexicanos que trabalham nos Estados Unidos. Se até há alguns meses havia esperança de recuperação da economia americana e, com ela, o regresso dos trabalhadores mexicanos dispensados nos últimos meses, esta possibilidade parece cada vez mais remota.

Fonte: Carolina Hanashiro/Cidade do México para a BBC Brasil

Os comentários estão fechados.