Carlos Chagas comenta

Comentários desativados em Carlos Chagas comenta
Compartilhar

 

Pelo jeito, na presidência da República, o Lula desaprendeu de jogar xadrez. Indagou do presidente da CUT se estava maluco, ao ouvir a sugestão de suspender a ajuda de bilhões dada à Embraer, pelo BNDES, se a empresa não revisse as 4 mil demissões de trabalhadores praticada pouco antes.

Carlos Chagas

Carlos Chagas

Apesar do Carnaval, outros jogos continuam em andamento. Quando líder sindical, Luís Inácio da Silva era um mestre no xadrez disputado com as montadoras. Não perdia uma, ganhava todas, na defesa dos reajustes para os metalúrgicos e afins. Acionava torres, bispos e cavalos, mobilizava peões e derrotava reis e rainhas dos adversários.

 

 

 

Disse o presidente que se aceitasse o conselho, aí é que o desemprego aumentaria, pois a Embraer demitiria mais gente ainda. Quer dizer, entregou o jogo. Cedeu à chantagem das empresas que exigem recursos do governo para enfrentar a crise mas rejeitam qualquer compromisso, ou seja, continuarão demitindo.

 

Ficar irritado e protestar retoricamente contra as demissões não adianta, mas é essa a única jogada do Lula. Esqueceu estratégias capazes de levá-lo à vitória, como por exemplo, no xadrez, o “roque”. Bastaria mudar o rei de casa, trocando-o com uma das torres.

 

Traduzindo: pode proteger-se de um xeque e passar da defesa ao ataque, ameaçando com a intervenção na Embraer. A lei autoriza o poder público a intervir nas empresas, em especial para preservar direitos sociais.

 

 

Os comentários estão fechados.