Garibaldi aparece como provável substituto de Renan

Comentários desativados em Garibaldi aparece como provável substituto de Renan
Compartilhar

Vivendo um clima de euforia pelo apoio recebido de Lula da Silva, o presidente do Senado continua apostando que manterá o cargo se conseguir limitar as investigações do Conselho de Ética à acusação de que o lobista da Mendes Júnior pagaria suas despesas pessoais; e transferir como processo criminal as irregularidades na documentação sobre venda de gado nas Alagoas para Supremo Tribunal Federal. Esta estratégia, porém, não é consistente, a maioria dos senadores já conchava abertamente procurando um nome para substituí-lo e um dos motivos é a posição assumida pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, que sobre a possibilidade de um recurso ao STF, disse que “A falta de decoro é questão interna e deve ser resolvida única e exclusivamente no Parlamento”.

Os ministros do STF dividem as opiniões. De um lado, sob influência de Zé Sarney, há os que defendem a invalidade da convocação da Polícia Federal para dar continuidade às investigações, porque só uma CPI poderia fazê-lo; de outro, os que acompanham a tese de que um processo por quebra de decoro é restrito ao Senado Federal. Acontece que em política (como na guerra) todas as alternativas devem ser estudadas e entre as probalidades há a exigência de uma nova eleição para presidência do Senado se Renan vier a deixar o cargo.

A votação deverá ocorrer 30 dias depois de confirmada a vacância. Em reuniões fechadas do governistas está decidido que que o eventual candidato deve sair do PMDB, porque tem a maior bancada na Casa. Fala-se em Garibaldi Alves (RN), Gerson Camata (ES) e José Sarney (AP). A preferência de Lula da Silva é por Sarney, que não aceita a indicação; a oposição – que desta vez vê condições de emplacar um candidato – tem dois nomes pernambucanos, Jarbas Vasconcelos, considerado um risco pela posições extremadas contra o PT-governo, e Marco Maciel uma água de flor de laranja que não ofende ninguém. É sempre bom lembrar que na última disputa José Agripino (RN) recebeu 28 votos contra 51 dados a Renan.

Os comentários estão fechados.