Consuma-se a maracutaia que anunciamos ontem

[ 1 ] Comment
Compartilhar

Comentamos ontem em primeira mão as pressões do Palácio do Planalto e de hierarcas do PT-partido sobre Siba Machado impondo-lhe a renúncia à presidência do Conselho de Ética. Recados de Renan para Lula da Silva e o temor da tropa de choque pelo comportamento de Sibá, que poderia assumir uma postura “independente”, ocasionaram várias reuniões da bancada e da base aliada, que “sugeriram” o afastamento do senador acreano.

Com isto se vê que ninguém pode agir com lisura na República dos Pelegos. Afastado Sibá, criou-se um impasse no Conselho, pois o demorado processo da eleição do seu sucessor fortalecerá a tática da defesa de Renan para retardar a votação do relatório, empurrando-o até o dia 18 de julho, início do recesso parlamentar. Com isto, os defensores do Presidente do Senado esperam esmorecer as pressões da opinião pública e da mídia por um julgamento justo.

No meio da agitação causada pelo afastamento de Sibá, o senador Renato Casagrande (PSB) comentou que a saída do Presidente do Conselho foi motivada pela indefinição dos conselheiros e a debilidade de Sibá para atuar de acordo com os trâmites legais. Casagrande disse que “Ele (Sibá) alegou que não estava conseguindo encaminhar as coisas da forma como pretendia”. O líder dos democratas, José Agripino, discorda dessa colocação, achando que se trata de uma desculpa para não reconhecer que “seria o fim da picada a confissão da pressão insustentável. É uma pressão explícita do Palácio do Planalto para defender seu correligionário”.

Não dá para projetar os rumos do Conselho. O afastamento de Sibá Machado poderá leva o vice-presidente do conselho, Adelmir Santana (DEM), a assumir a presidência e indicar um relator e a data para a votação do relatório. Será que mos governistas aceitarão isso?

Uma resposta para Consuma-se a maracutaia que anunciamos ontem

  1. Manuela disse:

    Imaginem se o Suplicy presidisse esse Conselho….?

    Ao menos serviria para darmos algumas boas risadas….