Comentários desativados em
Compartilhar

NOTICIÁRIO

O FMI ACORDOU – De olho na crise provocada pelas hipotecas de alto risco nos EUA, o Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu as projeções de crescimento no mundo de 4,4% para 4,1% em 2008. Foram mantidas, no entanto, as projeções de 4,3% para a América Latina e 10% da China. Para os EUA, o FMI baixou a estimativa de expansão de 1,9% para 1,5%. Já 2007 deve fechar em 2,2%.

REMESSA DE LUCROS – A indústria automobilística liderou a remessa de lucros e dividendos para o exterior em 2007. As empresas enviaram US$ 2,702 bilhões às respectivas matrizes, 106,7% mais do que no ano anterior. A remessa maior se explica pelo forte aumento das vendas internas, pelos maus resultados das companhias no exterior e pela desvalorização do dólar.

DESMATAMENTO – A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o ministro interino da Defesa, general Enzo Peri, sobrevoam hoje áreas de Mato Grosso onde a devastação é alarmante. A Polícia Federal já mandou agentes para a Amazônia, onde fará um “arrastão” contra desmatamento, segundo o diretor do órgão, Luiz Fernando Corrêa.

SEM MÍDIA – Sete meses depois de censurada pelo presidente Lula, a Polícia Federal editou um manual de operações para seus agentes. Eles agora devem evitar que pessoas algemadas sejam fotografadas ou filmadas pela imprensa. Os presos não serão mais transportados em camburão.

GANHOU A FOLIA – O Ministério Público de Pernambuco rejeitou o pedido da Igreja Católica de suspensão da distribuição gratuita da chamada pílula do dia seguinte durante o carnaval no Estado. A polêmica iniciada pela Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Olinda e Recife teve seu auge na troca de farpas entre o arcebispo, dom José Cardoso Sobrinho, e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

HOMICÍDIOS – A taxa de homicídios entre jovens brasileiros, de 15 a 24 anos, saltou de 13.186 para 17.312, entre 1996 e 2006 – o maior número absoluto nessa faixa etária aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, com 879 vítimas. São Paulo registrou 797 casos. O número total de homicídios registrado em todo o país foi de 46.660.

MULHER & CONTRACHEQUE – As mulheres brasilienses podem se orgulhar de uma conquista rara no país: elas têm salários mais altos do que os homens. Além do DF, somente o Amapá apresenta essa característica. Daniela Santos, gerente de uma construtora, aponta um dos fatores: “A qualificação da mulher faz com que o machismo não faça mais sentido”.

JEITINHO BRASILEIRO – O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse ontem que mudanças no Plano Geral de Outorgas, necessário para que a Oi e a Brasil Telecom possam se fundir serão equânimes para todas as empresas do setor, independentemente da nacionalidade dos controladores. Para ele, a criação de uma “supertele” brasileira traria vantagens para o consumidor ao permitir concorrência mais acirrada em todas as áreas.

ESTACIONAMENTO – Projeto de lei que proíbe cobrar estacionamento em shopping centers pode ser vetado ou sancionado pela Prefeitura de São Paulo nos próximos dias. Essa receita é importante no negócio de shoppings.

Os comentários estão fechados.