Comentários desativados em
Compartilhar

Clínica em São Paulo trata idosos portadores de HIV

Médicos da clínica para idosos do hospital Emílio Ribas, em São Paulo, vêm diagnosticando por mês entre 10 a 15 novos casos de infecção pelo vírus HIV entre idosos.
Pesquisas feitas no hospital indicam que das mulheres com mais de 60 anos de idade, 75% contraíram o vírus através do marido.

Entre os homens, 80% foram infectados através de relações sexuais fora do casamento. Os médicos dizem que o governo deve começar a direcionar suas campanhas de conscientização também aos idosos. Lúcia, uma avó de 71 anos, contraiu o vírus HIV do marido.

Ela descobriu que tinha o vírus em 1999, quatro anos após a morte do marido, vítima de um ataque cardíaco. “Eu quase fiquei louca. Até tentei cometer suicídio”, diz Lúcia. “Não podia acreditar”. “Apareceram umas marcas na minha pele e fui ao médico. Ele me pediu para fazer alguns testes e foi confirmado”.

“Peguei (o vírus) do meu marido. Por causa do trabalho, ele ficou quatro meses fora de casa e eu acho que foi nesse período que ele foi infectado”. Lúcia é uma entre os muitos idosos que recebem tratamento para o HIV no Emílio Ribas, um dos mais importantes hospitais para doenças infecciosas da América Latina.

Ela se recusa a culpar o marido pelo que aconteceu, e chega a tentar assumir um pouco da responsabilidade pelo problema. “Ele era muito bom para mim, um marido excelente. Não senti raiva dele”.

“Nunca usamos camisinha porque nunca achamos que poderíamos pegar esta doença. Não acho que ele sabia que tinha o vírus”.

Fonte: BBCBrasil.com

Os comentários estão fechados.