Visita de Obama

Comentários desativados em Visita de Obama
Compartilhar

Dilma cobra de Obama suspensão de barreiras

Em nome da “franqueza” e para construir “relação de maior profundidade”, a presidente Dilma Rousseff disse ao presidente dos EUA, Barack Obama, que uma relação comercial mais justa exige “que sejam rompidas as barreiras que se erguem contra nossos produtos”. Ao lado do americano em seu primeiro dia de visita ao Brasil, Dilma citou “etanol, carne bovina, algodão, suco de laranja e aço”. Dilma lembrou que estavam juntos a primeira mulher presidente do Brasil e o primeiro “afrodescendente” presidente dos EUA. Já Obama disse que os EUA pretendem ser “grandes clientes” do petróleo brasileiro.

Brasil assina acordos com EUA

Antes do encontro dos chefes de Estado, dez acordos de cooperação foram assinados pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antônio Patriota, e o representante do Comércio norte-americano, Ron Kirk. O acordo sobre eventos esportivos prevê visitas a cidades que já sediaram competições e capacitação de mão de obra. Outro acordo cria comissão para negociar questões comerciais e tentar reduzir barreiras não tarifárias e subsídios.

Obama diz ter “apreço” por BR assento fixo na ONU

Ao chegar ao Brasil para uma visita ofuscada pela intervenção militar na Líbia, o presidente dos EUA, Barack Obama, prometeu atuar para que o Conselho de Segurança da ONU seja mais “representativo” e manifestou “apreço à aspiração” brasileira de obter um assento permanente no órgão. A declaração foi celebrada pelo Itamaraty, mas o Planalto esperava um apoio mais explícito, como o que Obama deu à Índia em 2010.

Capoeira diverte Michelle e filhas

A primeira-dama norte-americana, acompanhada de Malia e Sasha, assistiu a uma apresentação dos grupos Raízes do Brasil(capoeira) e Batalá (percussão), enquanto o marido dava início à sua agenda diplomática no país.

Dia de conhecer a Cidade Maravilhosa

Pouco depois das 20h, a família Obama desembarcou no Rio de Janeiro e hoje o presidente faz um pronunciamento no Theatro Municipal. Estão previstas visitas ao Cristo Redentor, no Corcovado, e à Cidade de Deus.

Os comentários estão fechados.