TOME NOTA:
1 – O parecer pelo voto secreto na Comissão de Ética do Senado antecipa o clima tenso no julgamento do caso de Renan Calheiros. Na Câmara, em casos similares, o voto é aberto. O autor do documento denunciara pressões dos aliados do presidente do Senado, mas ontem recuou. Os dois relatores da oposição ameaçam não apresentar o voto na reunião de hoje.
2 – O Conselho de Ética julgará o pedido de cassação do presidente do Senado, Renan Calheiros em meio a denúncias de que ele usou o cargo para tumultuar o processo. Para Jarbas Vasconcelos, a Casa virou uma “bagunça
3 – Parlamentares de vários partidos ameaçam se rebelar caso o presidente do Senado consiga impor o voto secreto no Conselho de Ética. A manobra é a única chance que Calheiros tem de escapar de um relatório recomendando sua cassação.
4 – Coroado por elogios de senadores da oposição e do governo, Carlos Alberto Direito teve sua indicação ao cargo de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) aprovada ontem pelo Senado. O parecer que defendeu a indicação ressaltou, entre outras coisas, a “notória religiosidade e a inquebrantável fé” de novo ministro.
5 – Ao colher quase todas as denúncias contra os 40 participantes do mensalão, o STF desferiu o primeiro golpe, que será sentido pela corrupção que ainda mantém abertas as veias do erário.
6 – O presidente Lula afirmou ontem que a decisão do STF de abrir processo sobre o mensalão não atinge seu governo. “Tentaram me atingir, e 61% do povo deu a resposta na eleição”, disse.
7 – Estudo do IBGE revela a brutal diferença de renda entre ricos e pobres, brancos e negros, homens e mulheres. Piores índices estão em Alagoas: elite gasta até 15,6 vezes mais do que classe menos favorecida.
8 – Um taxista trabalha nove dias para pagar a CPMF, o equivalente a um desembolso de R$ 241,65 ao ano. Um caminhoneiro, idem. Estudo divulgado ontem pelo IBPT mostra que, em média, o brasileiro trabalha sete dias do ano só para pagar o tributo – em 1997 eram três dias. Para profissionais da saúde e liberais, serralheiros, mecânicos e artistas, são seis dias ao ano (R$ 161,10).
9 – Depois de quatro anos e meio no comando da Polícia Federal, o delegado Paulo Lacerda assumirá a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, será o novo diretor da PF. A escolha de Lacerda, cujo trabalho tem sido elogiado por Lula, deverá diminuir o controle militar sobre a Abin e aumentar a cooperação com a PF.
10 – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que as Forças Armadas não reagirão ao livro lançado pelo governo culpando-as por morte e tortura: “Não haverá indivíduo que possa reagir e, se houver, terá resposta”.
Comentários Recentes