Parlamentares chantageiam governo e oposição
Foi vergonhoso o Brasil assistir a retirada de quatro assinaturas do requerimento para instalação da CPI da Navalha. Três dos parlamentares, autores dessa ignomínia, pertencem aos partidos da base do PT-governo e um é governista enrustido. Corre à boca pequena nos corredores do Congresso que a retirada das assinaturas teve seu preço: primeiro, marcar presença para que o ministro Mares Guia se lembre deles para pagar compromissos de nomeação de parentes e correligionários nos escalões inferiores da administração pública.
Como é uma tarefa das lideranças petistas-lulistas abafar a CPI da Navalha, por instruções diretas de Lula da Silva, atuaram para impedir sua formação através do recuo dos aderentes, principalmente membros de partidos aliados. Somente a saída do projeto mereceu o pagamento pela moeda corrente entre os 300 picaretas do Congresso Nacional: liberação de verbas para emendas individuais ao Orçamento e cargos no governo.
Algum repórter curioso poderia perguntar a esses chantagistas da oposição e do governo porque assinaram o requerimento e desistiram depois. Tomaríamos conhecimento de argumentos inteligentíssimos, porque nenhum deles confessaria que foi para serem lembrados e receber benesses, porque é desse jeito que funciona o relacionamento do PT-governo com os aliados.
Quero o nome dos bois!
Quais foram os deputados que retiraram as assinaturas?