O Tempo e a Paciência

[ 14 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

Tolstoi: “O tempo e a paciência são dois eternos beligerantes.”

A mitologia grega nos oferece o melhor exemplo da guerra entre a paciência e o tempo com o mito do rebelde Sísifo, que desafiou os deuses. Conta a saga da velha Grécia que Sísifo foi o mais astuto dos mortais, enrolando vários deuses.O maioral do Olimpo, Zeus, jamais perdou-o pela habilidade que tinha de iludir, seduzir e enganar. Quis puní-lo pela malícia atrevida que desmoralizava o poder divino.

Por um raro contra-senso na Mitologia, Sísifo morreu de velhice; inconformado, Zeus resolveu castigar a sua alma, condenando-a a rolar uma grande pedra com as mãos até o cume de uma montanha, sendo que quando chegava ao pico, a pedra descia montanha abaixo, para que a cena se repetisse eterna e pacientemente..

Assim nasceu a expressão “trabalho de Sísifo”, que inspirou Albert Camus a criar uma metáfora sobre os modernos prestadores de serviço cumprindo diariamente as mesmas tarefas. Quando fui bancário conscientizei-me desta situação, a enfadonha (e revoltante) rotina.

O pensar da vida vai de um átimo à eternidade, designando pouca duração como os insetos da família dos efemerídeos que só vivem 72 horas após atingir o estado adulto, ou completando os 500 e tantos anos na idade das tartarugas.

Confúcio, na sua sabedoria, abordando a dicotomia do breve e do prolongado, ensinou: “Mil dias não bastam para aprender o bem; mas para aprender o mal, uma hora é demais”. Este pensamento derruba todos os argumentos cúmplices em favor da quadrilha que assalta o País, saqueando tudo o que encontra pela frente e esgotando a empresa ícone do povo brasileiro, a Petrobras.

Durante vinte três anos a hierarquia do Partido dos Trabalhadores combateu a corrupção na administração pública; mas bastou apenas um ano após a eleição de Lula da Silva e a ocupação do poder, para que sufocasse os princípios da ética e da moralidade. A virtude e a honradez “delles” duraram de 10 de janeiro de 1980 a 1º de janeiro de 2003…

Quanto à militância petista, que teve destacada atuação no capítulo histórico do impeachment de Collor, murchou com os abraços sorridentes do impichado com Lula e Dilma. Aplaudiu por sem-vergonhice ou silenciou por vergonha.

Em minha opinião, Lula esbanjou honestidade nos seus discursos, mas levou no bolso a gazua de assaltante, que usou com perícia e arte.

Como 50 milhões de patriotas brasileiros, sinto a ânsia de acabar com o festival de roubalheira que o PT e seus sabujos implantaram no Brasil; mas pacientemente me pego a um pensamento de Howard Fast: “Esperemos, esperemos. A História tem seu próprio modo de ser verídica”.

Sinto, porém, que é duro esperar pelo fim do reinado dos pelegos, da roubalheira desenfreada e da impunidade, porque o tempo pode ser desmedido. Pode vir em dez dias, um mês, quem sabe, um ano, que o povo nas ruas com apoio das forças vivas do patriotismo, acabe com a corrupção generalizada nas instituições republicanas.

Na batalha da paciência contra o tempo, há uma medida unipessoal; o cronista Pittigrilli escreveu que para uma criança uma semana tem a duração de um ano e para o velho o ano tem a duração de uma semana”…A explicação lógica para isto vem do gigante da literatura russa, León Tolstoi: “Para um menino de cinco anos, um ano é a quinta parte da sua vida; para um homem de oitenta anos, é a octogésima parte…”

Com essa divagação, abro e fecho um parêntese na minha permanente luta contra a corrupção lulo-petista e suas ameaças fascistas à liberdade de expressão. Quero homenagear as amizades feitas no Twitter com as sábias palavras de Machado de Assis: “Que importa o tempo? Há amigos de oito dias e indiferentes de oito anos”.

 

14 respostas para O Tempo e a Paciência

  1. Lucia Paiva disse:

    Vou esperar, e “assistir de camarote”, a derrocada lulo-petista,que vislumbro próxima!

  2. Gosto demais dos seus textos,a sua maneira de abordar temas q nos deixa P da vida,mas a sua abordagem os faz digeríveis. Parabens

  3. Antônio Dantas disse:

    Primeiro aceite meus parabéns pelo extraordinário Artigo, mais no desenrolar deste artigo você mencionou a falta de paciência com a rotina massacrando da vida bancária eu também não consegui me adaptar pela justificativa, no Bob. Um abraço mais vez Parabéns. Como tenho 75 anos devo está na matemática dos mestre mas com paciência?

  4. Rosa disse:

    Pois é professor ..partilho do mesmo sentimento ,angústia pelos não feitos apesar de tanta S evidências e ao mesmo tempo a descoberta de não estar só. .pois consigo compartilhar essés sentimentos com muitas fotos e figuras que me respondem e me confortam.

  5. Ainda bem que a pena do bisneto de Deucalião… O Noé dos gregos foi pago na outra dimensão. Se Sísifo viesse cumprir o seu castigo como “alma penada” na dimensão TEMPO/ESPAÇO, gostaria de saber as impressões do Pe. Quevedo sobre esse assunto.
    A longa duração do governo de Sísifo guarda muita analogia com essa DINASTIA PETISTA QUE ESVAZIA OS COFRES PÚBLICOS DO NOSSO PAÍS.
    A representatividade da importância de um ano nas vidas de um menino de cinco anos e de um ancião de oitenta anos, em números relativos é de 20% da vida do garoto e de 1,25 da vida do idoso.

  6. RC disse:

    Não resta dúvidas de que honra, moral e ética eram retórica para sensibilizar os desatentos antes desses criminosos petistas tomarem posse na promiscua terra prometida de Brasília.
    Houve aviso e sinais alertando para o grande equivoco, mas as promessas de demagogos, a carência de tudo e a ignorância latente jogadas num mesmo caldeirão resultaram nessa sopa paludosa, de consistência perigosa, insípida com o passar do tempo e bastante indigesta que agora insistem em servir e nos obrigam a tomar mesmo que a contragosto.
    Faço torcida para que as ações, “ideais” e determinações lulopetistasbolivarianas sejam interrompidas e que cada um responda pelos atos praticados com penas pesadas. Caso contrário, o dano para as próximas gerações terão consequências catastróficas como já está acontecendo (na área social, educacional, politica, econômica, religiosa, cultural etc).
    O que eles querem é transformar o Brasil em Canudos e meia dúzia de canalhas passar a controlá-lo de dentro de uma torre de marfim à beira mar ( como também já está acontecendo).

  7. Ivana disse:

    Muito apropriado o texto, pois os momentos são terríveis e a sensação asfixiante e de impotência toma conta do brasileiro a cada dia.
    A Bíblia diz que para Deus mil anos são como 1 dia e vice-versa. Aguardo nele e tenho esperança de que serão destituídos todos os que destroem nosso país.

  8. Celina @mvdsister disse:

    Esperemos que o Ano Novo seja verdadeiro ao menos uma vez na vida! A paciência foi muita! Um brinde à amizade!

  9. decargarcia disse:

    Mais um texto incrível. Como é difícil esperar, como dói, como angustia…é um pesadelo. Mas vamos confiar no porvir, ainda há uma luz no fim desse túnel.

  10. Lauro Leite disse:

    Infelizmente o gigante dorme sob os efeitos de ancioliticos enquanto as aves de rapina saqueiam seus lares

  11. Lauro Leite disse:

    *ansioliticos

  12. Odete campos disse:

    Muito legal seu texto. Paralelos bastante interessantes e verdadeiros.com relação ao PT sinto c Elles estivessem no poder há 1200 anos;mas Machado de Assis. “que importa o tempo? Há amigos de de oito dias e indiferentes de oito anos “.sensacional !

  13. Jorge disse:

    Muito consciente e claro raciocínio. Impressão é de que reflete maioria estarrecida.