Lula da Silva estuda a sucessão de Renan e libera Suplicy
Numa avaliação de estado maior, Lula da Silva tem ouvido companheiros de partido e aliados da base de governo para traçar as alternativas de uma saída de cena de Renan Calheiros. Já conversou com Aloísio Mercadante, José Sarney, Roseana, Michel Temer e o líder do governo no Senado, Romero Jucá. Abriu a conversa mostrando simpatias por Renan, mas deixando claro que nada pode fazer por ele.
Romero Jucá levou ao Presidente um recado de Renan solicitando que persuadisse Eduardo Suplicy a defender o arquivamento do processo ou pedir o afastamento do Conselho de Ética. Lula da Silva ponderou com Jucá que não tem condições para tomar qualquer iniciativa nesse sentido, alegando não ter controle sobre Suplicy, que é membro efetivo do Conselho.
A renúncia da presidência já foi descartada várias vezes por Renan que insiste em só abandonar o cargo se for cassado. Esta posição extrema assusta os governistas. Lula da Silva e seus aliados confiáveis temem hostilizar Renan por vários aspectos, considerando inclusive que ele pode, através de denúncias, deflagrar uma crise institucional. Pessoalmente, Lula da Silva quer muito cuidado no trato dessa matéria por achar que a queda de Renan, se ele cair atirando, pode favorecer a eleição de um oposicionista para substituí-lo.
Façam suas apostas:
Sairá Renan e entrará Sarney!
Nós merecemos….