Jornal alemão lembra que “o Brasil não é um país sério”

Comentários desativados em Jornal alemão lembra que “o Brasil não é um país sério”
Compartilhar

Reportagem do conceituado jornal alemão Berliner Zeitung comenta que no Brasil persiste uma “eterna oscilação entre o sentimento de inferioridade e o otimismo em relação ao progresso”, afirmando que a segunda metade da equação foi abalada pela tragédia com um avião de passageiros no Aeroporto de Congonhas. Citando o lema da Bandeira Nacional, “Ordem e Progresso”, a publicação lembra que “A idéia de progresso está na base da construção da identidade nacional brasileira”.

Mas a matéria lamenta que com o potencial natural e produtivo do país de dimensão continental e um povo confiante no desenvolvimento econômico, o Brasil caia numa crise sem precedentes por causa de um acidente aéreo que revelou uma total desorganização administrativa, remetendo à famosa frase do general De Gaulle de que “o Brasil não é um país sério”.

A catástrofe trouxe a lembrança “da mediocridade geral, a incompetência”, enquanto nas palavras do deputado federal Fernando Gabeira reproduzidas pelo órgão berlinense, “o povo mesmo é uma abstração destinada a sofrer”. Ao mesmo tempo, diz o artigo do Berliner Zeitung, as responsabilidades pelo acidente são creditadas ao presidente Lula da Silva. Não literalmente, mas “simbolicamente”, para personalizar o fracasso do Estado Brasileiro.” (BBC/BR/MS)

Os comentários estão fechados.