Deve-se ao sacrifício dos controladores a vitória do PT-governo

Comentários desativados em Deve-se ao sacrifício dos controladores a vitória do PT-governo
Compartilhar

A operação policial-militar para punir os líderes controladores, como parte da ação emergencial da FAB, parece, até agora, fadada ao sucesso e, segundo observadores categorizados terá desdobramentos políticos que favorecerão a imagem de Lula da Silva e o fortalecimento do controle militar sobre o tráfego aéreo. Diz-se que já está sendo preparado um pronunciamento do Presidente em rádio e televisão para amanhã ou terça-feira, se este domingo restabelecer a rotina dos vôos.

Como para Lula da Silva o único interesse era normalizar a situação, aceitou a alternativa mais fácil, o endurecimento da ação de governo sobre os controladores de vôo pelo afastamento e até prisão dos seus líderes. A categoria não reagiu como um todo às punições; a única resistência à ordem de prisão de um controlador e ao afastamento de 13 outros do Cindacta-1 ocorreu em Manaus quando um controlador recusou-se a operar os consoles dos radares. Este foi imediatamente afastado e substituído.

A irritação do Presidente, que por sete vezes deu prazos para solucionar o problema do tráfego aéreo sem resposta, refletiu-se por causa dos protestos que cresciam nos aeroportos com passageiros revoltados. Sentindo-se acuado, Lula da Silva abandonou a tática do companheirismo e da solidariedade sindical e agora, tendo a Aeronáutica praticamente debelado a crise, ele quer capitalizar sua traição ideológica. E o fará, com mais um daqueles discursos demagógicos que encantam as pessoas pouco inteligentes e de memória curta.

Os comentários estão fechados.