Corelli – Concerto Grosso, Opus 6 No. 8

Comentários desativados em Corelli – Concerto Grosso, Opus 6 No. 8
Compartilhar

http://youtu.be/zwj_0n9hOe0

Arcangelo Corelli (1653 – 1713). Instrumentista italiano nascido na cidade italiana de Fusignano, perto de Milão, que na época pertencia aos estados pontifícios, que passou à história da música por dignificar o violino como instrumento orquestral e por dar forma definitiva à sonata e ao concerto grosso, forma musical que se caracteriza pela oposição entre um grupo de solistas e o conjunto orquestral.

De família aristocrática, começou os estudos musicais em Bolonha e continuou-os em Roma, onde conquistou reputação como violinista e compositor. Seguiu (1653) pela França e pela Alemanha como virtuoso de violino e voltou a Itália (1682), e foi para Roma, onde trabalhou para o cardeal Pamphili. Passou (1690) a frequentar os círculos sociais que se formaram em torno do cardeal Pietro Ottoboni, sobrinho do papa Alexandre VIII, compondo sonatas de igreja e de câmara, trios para violino e concertos.

Acumulou uma bela fortuna, uma colecção de arte, e uma fama insuperável por toda a Europa, principalmente devido aos seus Concerti Grossi, uma selecção feita pelo próprio antes da sua morte, dos seus melhores concertos, os quais mandou publicar em Amesterdão. Compôs mais de 100 obras desse tipo, que lhe trouxeram o sucesso na Europa e que chegaram até os dias de hoje, para testemunho de sua bela produção artística. Ao cair doente (1710), recolheu-se a uma vida solitária e morreu em Roma, três anos depois.

Suas criações de maior sucesso foram as doze sonatas para violino e baixo contínuo, opus 5, dedicadas a Sofia Carlota de Brandenburgo, e os doze Concerti Grossi, opus 6.

Os comentários estão fechados.