Copom decide manter juros em 11,25% ao ano; taxa é a mesma há 4 reuniões.

Comentários desativados em Copom decide manter juros em 11,25% ao ano; taxa é a mesma há 4 reuniões.
Compartilhar

O Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, decidiu manter a Selic (taxa básica de juros) em 11,25% ao ano, percentual que está em vigor desde setembro de 2007. Em nota, o comitê justificou a decisão afirmando que, “avaliando a conjuntura macroeconômica e as perspectivas para inflação, decidiu, por unanimidade, manter a taxa Selic em 11,25% ao ano, sem viés”. A nota ainda acrescenta que “o Comitê irá acompanhar a evolução do cenário macroeconômico até a sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária”.

De acordo com Tereza Fernandez, consultora de mercado e sócia-diretora da MB Associados, a decisão já era esperada pelo mercado. “Estamos saindo de um Natal muito aquecido, com a economia perto de 5,5% de crescimento de PIB no último trimestre. Agora existe a possibilidade de reposição de estoques um pouco mais forte. O BC, como a maioria dos agentes, que ver se essa reposição de preços vai influenciar na elevação dos preços”, disse Tereza, em entrevista ao UOL.”Acho que o BC acertadamente manteve a taxa, até para não dar um susto aqui dentro”, disse.

Na opinião da consultora, a unanimidade na decisão é “importante”. “Se a gente tivesse algum dissidente, ficaríamos mais apreensivos de que o Copom poderia mudar de direção na próxima reunião. Nada indica que a gente terá um choque de juros ou alguma coisa mais complicada pela frente. Mas vamos ter uma informação mais precisa na semana que vem, quando for publicada a ata da reunião.”Há quatro reuniões do Copom, a taxa está em 11,25%: antes, em 5 de setembro, 17 de outubro e 5 de dezembro, a instituição já havia optado pelo mesmo percentual. A decisão de agora sobre a taxa valerá pelos próximos 45 dias.

O próximo encontro do comitê ocorrerá nos dias 4 e 5 de março.O Copom foi instituído em junho de 1996 para estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a taxa de juros. O colegiado é composto pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e os diretores de Política Monetária, Política Econômica, Estudos Especiais, Assuntos Internacionais, Normas e Organização do Sistema Financeiro, Fiscalização, Liquidações e Desestatização, e Administração.

Fonte: Uol News/Economia

Os comentários estão fechados.