Brasil real: falência do ensino público

Comentários desativados em Brasil real: falência do ensino público
Compartilhar

Escola pública está três anos atrás da particular

Aluno que estudou pelo menos oito anos no ensino fundamental numa escola privada sabe, em média, mais do que jovem que se forma no ensino médio público, curso que dura três anos a mais, no mínimo. A conclusão aparece no resultado do Ideb, principal indicador de qualidade de ensino do Ministério da Educação, que será divulgado hoje. Os testes avaliam português e matemática.

Em matemática, a média dos estudantes ao final do ensino fundamental na rede privada foi de 294 pontos numa escala de zero a 500. Na escola pública, ao fim do ensino médio, com três anos a mais de aulas, a média é de apenas 266.

Constatação da piora pelo Ideb

Principal indicador de qualidade do ensino brasileiro, o Ideb piorou em 1.146 cidades, 20% do total, no período final do ensino fundamental (do 62 ao 92 ano). Os números do MEC são para 2009. Ao todo, 23% das cidades ficaram abaixo da média prevista no país. Em termos nacionais, as metas foram superadas, mas sem desempenho uniforme. Oito estados não alcançaram as metas dos ensinos médio e fundamental. O Rio não atingiu a meta do ensino médio.

Verba extra não melhora escolas com mau resultado

Metade das que receberam ajuda do MEC depois de obterem as piores notas de 2007 não atinge meta  Além de medir a qualidade do ensino, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2009, divulgado na semana passada pelo Ministério da Educação, revela o tamanho do desafio que é mudar a situação de escolas e cidades com desempenho muito ruim.

Segundo especialistas, o nível socioeconômico da família do aluno é preponderante no seu desempenho e por isso a rede privada tem as melhores notas.

Nem tudo está perdido

As seis escolas municipais de Cajuru (SP) estão entre as mais bem avaliadas.

Os comentários estão fechados.