Blog-Jornalismo_Notícias de Hoje
Eleição tem 4,6 milhões de votos sem dono – Apesar de os tribunais regionais eleitorais terem, por obrigação, diplomar todos os eleitos no recente pleito até o dia 17 de dezembro, as bancadas no Senado de quatro estados só serão definidas em 2011. Pará, Amapá, Paraíba e Tocantins aguardam decisão final do Supremo Tribunal Federal, que baterá o martelo sobre a constitucionalidade ou não da lei da ficha limpa. Até que isso aconteça, os cerca de 4,6 milhões de votos dados a quatro candidatos a senador permanecerão sem dono.
BC perderá status de ministério com Dilma – A escolha da equipe econômica de Dilma Rousseff passa por um esvaziamento de poder no Banco Central. A presidente eleita pretende extinguir o status de ministro do cargo hoje ocupado por Henrique Meirelles, com a saída cada vez mais iminente. Na nova configuração do governo, Dilma quer acabar com o distanciamento entre o BC e áreas vitais, como os ministérios da Fazenda e do Planejamento.
País perde 11 mil leitos hospitalares em 4 anos – Entre 2005 e 2009, 11.214 1eitos para internação foram desativados no País, diz o IBGE. A redução teve impacto no total de internações, que caiu pela primeira vez desde 1998. A taxa nacional de leitos para internação apurada em 2009 (2,3 por mil habitantes) ficou abaixo do padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde, de 2,5 a 3 por mil habitantes.
Dilma chama Meirelles para ‘conversa’ – O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse ontem ter sido convidado para “uma conversa” sobre o BC com a presidente eleita Dilma Rousseff. Ele afirmou também que Dilma garantiu “repetidas vezes” ser favorável à autonomia do BC.
ONU condena apedrejamento e violações no Irã: Brasil se abstém – A ONU aprovou resolução condenando o desrespeito aos direitos humanos no Irã, pedindo o fim de apedrejamentos, perseguições a minorias étnicas no país, ataques a jornalistas e a advogados de vítimas de violações de direitos. Mas a censura ao regime de Mahmoud Ahmadinejad não contou com o voto do Brasil, que se absteve.
Superávit: governo faz nova maquiagem – O governo federal anunciou ontem a retirada da Eletrobrás do cálculo do superávit primário (antes do pagamento de juros), o que já havia feito com a Petrobras. Com isso, a meta baixou de 3,3% para 3,1% do PIB. Especialistas preveem necessidade de novo ajuste fiscal em 2011.
Juiz de Campinas manda polícia reabrir caso Toninho do PT – A Justiça de São Paulo determinou nesta sexta-feira (19) que a Polícia Civil abra uma nova investigação sobre a morte do então prefeito de Campinas, Toninho do PT, em setembro de 2001. A nova investigação da polícia deve começar na segunda-feira (22).
Um dia após receber alta, José Alencar volta a ser internado – O vice-presidente da República, José Alencar, voltou a ser internado no hospital Sírio Libanês nesta sexta-feira (19). A internação aconteceu um dia depois de Alencar receber alta. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o vice retornou à unidade no começo da noite de hoje, mas ainda não há informações sobre seu estado de saúde. O retorno não estava programado.
Governo quer que os fundos reforcem o trem-bala já – O Planalto ordenou que Previ (BB), Petros (Petrobras) e Funcef (Caixa) negociem parcerias nos consórcios para o leilão do trem-bala, no dia 29. O governo FHC também usou fundos de pensão na privatização. Acordo anterior previa a entrada dos fundos só após haver um vencedor.
Silvio Santos decide mudar sede de grupo para o SBT – Para ficar mais perto do comando de seu grupo após a fraude no Banco PanAmericano, Silvio Santos mudará a administração de suas empresas para o Complexo Anhanguera, sede do SBT. A CEF fornecerá mão de obra e usará a rede do banco para oferecer cartões de crédito à baixa renda.
Petista eleita tinha código de acesso a armas da guerrilha – Com mais dois militantes, Dilma Rousseff zelava pelas armas da VAR-Palmares, organização que combateu a ditadura. O relato, obtido de João Batista de Sousa sob tortura, está no processo dos militares contra Dilma. Sousa confirmou a informação em entrevista à Folha. Dilma não comentou.
Lula diz que desmontará ‘farsa do mensalão’ – A promessa de Lula para quando deixar a Presidência, em 2011, foi feita em encontro com o ex-ministro José Dirceu, um dos réus do caso.
Nova chance: Prova do Enem será em dezembro – O MEC confirmou para a primeira quinzena do próximo mês a aplicação dos testes para os prejudicados no exame do ensino médio, em 6 e 7 de novembro. O dia e o local serão informados por e-mail, mensagens de celular, telefone e carta.
País tem mais hospitais e menos leitos – Entre 2005 e 2009, o número de leitos caiu no país e chegou ao menor índice em 33 anos. No mesmo período, o número de hospitais públicos e privados aumentou 22,2%, chegando a 94.070.
Comentários Recentes