Artigo saído n’ O METROPOLITANO. Nas bancas
Petrobras jogando para a Bolsa de Valores
MIRANDA SÁ, jornalista
E-mail: mirandasa@uol.com.br
Parece-me que a Petrobras não precisa mais aplicar técnicas geológicas, geoquímicas e geofísicas na exploração das rochas mãe; nem perfurar ou refinar petróleo. Para obter lucros, basta anunciar vez por outra a descoberta de potenciais de produção em depósitos sedimentares e correr para o abraço comemorativo da subida de ações, como ocorreu com o anúncio de um novo campo de gás natural, no poço de Júpiter, Bacia de Santos, pertinho do campo Tupi, reserva de óleo estimada em 8 bilhões de metros cúbicos.
E cada vez que ocorrem coisas desse tipo o lucro é empresarial e político. Da primeira vez, com o Campo Tupi, reafirmou-se o anúncio fajuto da auto-suficiência que alavancou a reeleição de Lula da Silva, e abafou a crise que se desenrolava no Senado Federal com o caso Renan Calheiros. Agora, com Júpiter, fala-se da “auto-suficiência do gás” com o reservatório encontrado, e apaga o mal estar da nomeação fisiológica do senador Lobão para o Ministério das Minas e Energia.
Rebatendo os ganhos na política (associada com a economia) a demanda pelas ações da Petrobras segurou a recuperação da Bolsa de São Paulo – que se desmilingüia pelo reflexo da crise nos EUA. Segundo as fontes jornalísticas especializadas, o papel ON subiu 10,59% e o PN, 9,76, movimentando R$ 1,397 bilhão, pouco mais de 17% dos R$ 8,14 bilhões que giraram na Bovespa.
A vitória empresarial é indiscutível. Merece o aplauso dos patriotas brasileiros por ser o resultado da competência dos engenheiros e técnicos compatriotas da Petrobras. E a alegria vai igualmente por conta de que esta descoberta é fundamental para a auto-suficiência na produção de gás natural, importante para baixar a bola dos bolivianos que apostavam na dependência brasileira de sua produção de gás no altiplano andino. E analogicamente, Júpiter contribuirá para as negociações no exterior com os demais fornecedores desta fonte de energia.
O achado do poço de Júpiter tem também o mérito de ser o primeiro situado na camada pré-sal, contendo gás condensado sem ocorrência de óleo associado. E ainda por cima localizado no coração do maior mercado consumidor do país, a Região Sudeste. Distando apenas a 37 quilômetros do mega-campo Tupi, 80% do reservatório de gás ficarão nas mãos da Petrobras enquanto a Galp, empresa portuguesa, deterá 20% da produção.
É uma pena que a efetiva produção de petróleo e gás desses campos oceânicos não ocorrerá a curto ou médio prazo. Os especialistas estimam que somente tenhamos este resultado de 2012 para lá e por enquanto teremos que nos contentar com o eficientíssimo marketing do PT-governo colhendo dividendos políticos e a Petrobras jogando para a Bolsa de Valores…
Comentários Recentes