Artigo saído hoje n’ O JORNAL DE HOJE
Dúvidas que persistem no fim de ano
MIRANDA SÁ, jornalista
E-mail: mirandasa@uol.com.br
Chegamos ao fim de ano com perguntas entaladas na garganta e algumas dúvidas são históricas. Gostaríamos de saber coisas que angustiam e prejudicam o contribuinte-consumidor.
1. Até onde está a verdade e a mentira no anúncio da descoberta de petróleo na chamada camada pré-sal e a viabilidade de explorá-la a médio prazo, diante das ocilações do preço do petróileo no mercado internacional? Como está sendo programada a ação da Petrobras, se a empresa parece não ter dinheiro para bancar um projeto dessa magnitude?
2. Como se explica a política exterior brasileira, alisando ferozes ditadores africanos e léderes xenófobos da América do Sul? Será válida a ideologia capenga de Lula da Silva defendendo a tese de que o Brasil tem “obrigação política, econômica, moral e ética” com a Bolívia, Equador e Paraguai? Sabendo que o brasileiro letrado não admite esse agachamento, porque o Itamarati insiste em andar na contramão do interesse nacional?
3. Será que a Agência Internacional de Energia está certa quando levanta a questão da necessidade fundamental – e imediata – de reduzir em 80% até 2050 as emissões de poluentes, sabendo-se que a população auto-motora do mundo, que usa combustível fóssil cresce em proporção superior à medidas de segurança ambiental teorizadas?
4. Quem é capaz de explicar porque o preço do petróleo caiu para pouco mais de 25% do que vinha sendo vendido no mercado internacional e o preço dos combustíveis derivados não baixam para o consumidor brasileiro?
5. Porque o governo brasileiro vacila em ampliar os projetos de construção de usinas hidrelétricas, incentivar programas de produção de energia alternativa, principalmente solar e eólica, e engaveta as perspectivas de dispor de usinas nucleares?
********************
Compadre, agradecendo a sua honrosa freqüência nestas mal-traçadas linhas, peço-lhe para ocupar este espaço para registro e retribuição de votos de boas festas: ABI – presidente Maurício Azedo/ Agência Estilo – Banco do Brasil/ANFIP – Associação Nacional dos Auditores Fiscais das Previdência/ Alexandre Henrique de Lucena, advogado e professor/ Carlos Luppi, ministro do Trabalho/ Diretório Nacional do PDT/ Dom Guindastes/ Edson Gutemberg, médico/ Enéias Peixoto, jornalista/ Fernando Mineiro, deputado estadual/ Frederico Rosado, empresário/ Garibaldi Alves Filho,presidente do Senado Federal/ Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Econômico e Social/ Janete Superig/ João Maria Alves, fotógrafo e poeta/ Jornal Agora Sertão/ José Agripino Maia, senador/ José Carlos Leite, general do Exército/ José Maranhão, senador/ Josete Batista do Amaral Amaral, professora/ Luciana Oliveira, jornalista/ Macio Supermercados/ Marcus Otoni, jornalista/ Maria de Fátima Rangel de Araújo/ Maurilton Morais, médico/ Mr. Steven Mark/ Nicodemos Pereira, escritor/ Paulo Sérgio Martins, jornalista/ Romero Cardoso, professor/ Samir Malouf – Associação Brasileira das Imprensas Oficiais (ABIO)/ SRS Revisões/ Supermercado Nordestão/ TAM – Cartão Fidelidade.
Comentários Recentes