Planos de saúde fazem o que querem
O PT-governo, através da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS implantou um sistema que permite aos planos de saúde acessar dados médicos sigilosos dos seus associados. Como 40 milhões de brasileiros, por falta de assistência médica pública e universal, participam do sistema privado, um terço da população brasileira está entregue aos vampiros que exploram as enfermidades no país.
Associações médicas e consumidores estão protestando contra a obrigatoriedade das guias de consultas e de exames explicitarem o tipo de doença do paciente, através do código adotado na Classificação Internacional de Doenças, que, segundo eles, fere o sigilo entre o médico e o paciente e que, de posse desses dados, as operadoras criem listas negras com pacientes que geram mais gastos, vetando procedimentos e impondo sanções a médicos.
O Conselho Federal de Medicina, a Associação Médica Brasileira e o Instituto de Defesa do Consumidor dizem que o novo sistema não dá garantia de que a revelação não vá prejudicar o paciente ou o médico, sendo que este último poderá ser processado por quebra de sigilo.
Comentários Recentes