Novo plano do governo para combater o desmatamento

Comentários desativados em Novo plano do governo para combater o desmatamento
Compartilhar

Lula anunciou, há pouco, um plano integrado de combate às práticas criminosas contra o meio-ambiente na Amazônia. Financiamentos para atividades que gerem desmatamento, como criação de gado e cultivo de soja, serão bloqueados e propriedades rurais nos municípios com maior incidência de desmatamento serão embargadas.

Ao todo, 36 municípios considerados prioritários serão alvos de “ações de prevenção e controle” de desmatamento. E a Polícia Federal ainda montará 13 postos de fiscalização e controle nas áreas onde são registrados mais ocorrências desmatamento.
As atividades contarão com 800 homens da PF e mais 25% dos policiais que trabalham na região. As ações – que envolvem a Polícia Federal, o Ibama, Incra e os Ministérios do Meio Ambiente, da Defesa, da Agricultura, da Justiça e do Desenvolvimento Agrário – começarão no próximo dia 21.

O anúncio do novo plano foi feito após uma reunião de emergência convocada por Lula, que se diz preocupado com os dados divulgados ontem pelo sistema de detecção do desmatamento em tempo real (Deter) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O Deter registrou um desmatamento de 3.235 quilômetros quadrados apenas entre os meses de agosto e dezembro de 2007.
Esses números podem ser menores do que os reais, uma vez que, para ser rápido, o Deter registra apenas parte do que foi desmatado. Estima-se que quase 7 mil quilômetros quadrados tenham sido desmatados nesse período.

– Não sabemos ainda se, de fato, tivemos um recrudescimento ou uma antecipação do desmatamento, mas o governo não vai pagar para ver e já está tomando, desde setembro, um conjunto de medidas para frear o processo [de desmatamento]-, disse Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, à saída da reunião.

Leia mais no Globo online

Os comentários estão fechados.