Drama no Rio de Janeiro
Tragédia deixa 3 mil crianças sem casa em Teresópolis
A chuva tirou 2.982 crianças e adolescentes de suas casas em Teresópolis. Segundo garantiu o juiz da 2ª Vara de Família, José Ricardo Ferreira de Aguiar, à ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos, que visitou a cidade ontem, todas estão com algum parente. A maioria foi para a casa de amigos ou para abrigos e está com pelo menos um dos pais. Para a ministra, não é o caso de pensar em uma política de adoção, pois as crianças devem ser cuidadas pelas famílias. Não há dados finais das outras cidades atingidas pelas chuvas na região serrana do Rio.
Governo quer lei para punir prefeitos
Diante das 741 mortes na Região Serrana do Rio, o governo federal decidiu que vai mexer na legislação sobre uso e ocupação do solo urbano para punir agentes públicos que não impedem construções em áreas de risco. Segundo o vice-presidente Michel Temer, que coordena os estudos, está afastado o corte de repasses da União para os municípios que não reprimem invasões de encostas, mas procura-se “uma fórmula que responsabilize aqueles que sejam responsáveis sem impor penalidade ao povo municipal”.
INSS vai pagar benefício extra a vítimas da chuva
Ministério da Previdência decidiu dar um pagamento extra no mês que vem a 145 mil vítimas das chuvas dos sete municípios da Região Serrana do Rio, nos quais mais de 740 pessoas morreram nas enchentes e deslizamentos de terra. O valor será descontado em 36 parcelas. Além disso, os contribuintes dessas cidades terão prazo de seis meses para quitar tributos federais cujo vencimento ia de 11 de janeiro a 31 de março.
Comentários Recentes