Artigo saído n’ O Metropolitano

Comentários desativados em Artigo saído n’ O Metropolitano
Compartilhar

Nossa ponte corre um sério risco

MIRANDA SÁ, jornalista (mirandasa@uol.com.br)

A Ponte Newton Navarro – marca registrada da passagem de Wilma Faria pelo governo do Estado, corre um sério risco. Vi, com esses olhos que a terra há de comer, a condenável situação de atravessarem de um lado para o outro, quatro caminhões-pipa transportando combustível.

É de perguntar à minha meia dúzia de 3 ou 4 leitores: Trata-se ou não de uma ameaça à belíssima estrutura que já se tornou um cartão postal de Natal?  Engenheiros e técnicos correi! Será imperdoável que nenhum conhecedor da segurança do tráfego e estudioso da prevenção de acidentes não venha opinar sobre esta situação a meu ver perigosa.

Eu já assisti a explosão de um carro em consequência de uma batida num poste. Vi a faísca saída da fiação descer e atingir o veículo que estava à minha frente uns 200 metros. Foi uma cena aterrorizante.

A sensação de impotência de salvar o condutor do automóvel (o motorista estava só) abateu sobre todos que assistiram o acidente real. E por ter perdurado na minha memória durante um montão de anos, se projeta para o que poderá ocorrer sobre uma ponte pênsil, suspensa de uma margem à outra do Potengi.

Creio que a travessia de transportadores de material inflamável não deveria ser permitida. É o pensamento de um leigo, que apela às autoridades para ser feito um estudo de peritos.

Somente o aval de uma comissão técnica me trará sossego. Enquanto não tiver a opinião competente e responsável da engenharia norte-riograndense ninguém me tira da cabeça que a nossa ponte corre risco, e o desastre terá uma proporção nunca vista, e terá efeitos que não serão apagados durante séculos…

Os comentários estão fechados.