BURGUESIA

[ 26 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

“Eu insulto o burguês! O burguês-níquel,
o burguês-burguês!” (Ode ao Burguês – Mário de Andrade)

O velho Marx, numa nota à edição inglesa do Manifesto Comunista, definiu a burguesia como “a classe dos capitalistas modernos, proprietários dos meios de produção social e empregadores do trabalho assalariado”.

A História registra que a burguesia é uma classe social que ascendeu com a revolução industrial. Na Idade Média era formada de pessoas que residiam nas cidades, submetidas aos nobres e ao clero. Os burgueses eram açougueiros, artesãos, caçadores, carregadores, comerciantes e criadores de gado.

O cantor e compositor Cazuza, possivelmente inspirado na hipócrita poesia de Mário de Andrade – em epígrafe – foi, porém, mais pragmático, cantando: “A burguesia fede/ A burguesia quer ficar rica (…) Os guardanapos estão sempre limpos/ As empregadas, uniformizadas.”

Para desmentir os três, Mário, Marx e Cazuza, os sindicalistas petistas em nome do proletariado, se associaram aos empreiteiros corruptos e ladrões de vários tipos; transformando-se em falsos burgueses que eu insulto!

Isto que assistimos no Brasil contradiz a teoria marxista, os romances de ficção, poesias e canções pretensamente revolucionárias… Quem assume entre nós o papel da burguesia são os pelegos novos-ricos e os cafetões do ideal de justiça social.

Lembremos Karl Marx vivendo confortavelmente à custa da esposa filha de banqueiro; Mário de Andrade descendendo de opulento fazendeiro paulista e Cazuza era de família da alta classe média. Agasalhados como burgueses, defendiam o ‘proletariado’ pregando a transformação política e social.

Também nossos artistas e intelectuais defensores do “socialismo lulo-petista” ascenderam à burguesia pela produção intelectual. Vivem nababescamente e arremedam os burgueses.

Li uma entrevista do brilhante cineasta José Padilha, fantástico criador de “Tropa de Elite 1 e 2”, antes de se mandar para Hollywood. Ele disse que “o Brasil perdeu a sensibilidade para o absurdo”.

Contou Padilha uma passagem pitoresca: Sabendo que Gilberto Gil, família e amigos, assistiam ao seu filme em DVD pirata foi presenteá-lo com a cópia original. Chegando ao apartamento de Gil, abriu-lhe a porta uma empregada uniformizada e ele comprovou que viam o seu filme…

Assim, envolvidos de enredos nas suas mansões, muitos se emocionam com a pobreza e a romanceiam nas suas obras contestadoras; …e assinam manifestos a favor dos governantes responsáveis pela falta de Educação, Saúde e Segurança; …e arranjam desculpas para defender os corruptos de estimação.

Porém há piores do que eles. São os nojentos pelegos emergentes.  Estes fedem, realmente. Estão representados nas palavras do “herói” petista, José Dirceu, que perguntado sobre os R$ 120 mil mensais que a Engevix lhe dava de mesada, afirmou: “Esse preço é irrisório, doutor Moro, sem falsa modéstia”.

A pelegagem fede. O maior exemplo é a adaptação de Lula à burguesia usando ternos Armani, relógio rolex, viajando em aviões luxuosos com amigos e amigas e – parece incrível – defendendo-se da suspeição sobre a compra de um luxuoso triplex, diz que desistiu do negócio por que o apartamento não era adequado à sua família…

O quadro mais fedorento dos usufrutuários do poder é a comparação deles com a indigência no chão dos hospitais, sujos e de assistência precária; com a juventude sem escolas nem emprego levada à criminalidade e com pais de família assassinados por falta de segurança.

Também entra no rol a pompa exibida nas viagens da presidente Dilma e seus favoritos. São acintes à dignidade humana, mostrando que os ocupantes do poder são “burgueses” imitativos e alegóricos. Usando a máscara de ‘trabalhadores’.

Diante disso, é revoltante ver-se as tropas de choque do lulo-petismo, iludidas ou mercenárias, repetirem chavões contra a “burguesia” sem saber do que se trata; e xingam os que denunciam a corrupção com a gíria paulistana de burguês: “Coxinhas”!

 

 

26 respostas para BURGUESIA

  1. Sylvio Lincoln de Almeida Jr disse:

    Excelente! Mestre Miranda, você se superou!!

  2. lúcia bezerra de paiva disse:

    ..li e concordo, integralmente!

  3. elisabeth laval jede disse:

    Parabens amigo Miranda pelo artigo! Muito bom como tudo que você escréve! Sabe Miranda que não fosse a ignomínia peçonhenta que acompanha essa gente desclassificada eu teria pena deles. Pena me causa ver seres humanos tão INVOLUÍDOS., TAO POBRES DE CARÂTER QUE SE SUBMETEM A EFETUAR CRIMES HEDIONDOS CONTRA A PÂTRIA E CONTRA SEUS IRMÃOS COMPATRIOTAS ! PESSOAS DESTITUIDAS DE PUDOR SEM O BRILHO DAS PESSOAS DIGNAS.

  4. Alexsandro disse:

    Maravilhoso texto em que concordo prontamente com o ponto de vista exposto. Parabéns!

  5. Rodrigo Cortes disse:

    Com um único sopro derruba todo o castelo de cartas da arrogância, prepotência, empáfia, soberba e mentiras dessa gente horrorosa que julga fazer parte de uma “aristocracia nacional” que sempre agregam, o mais rápido possível, em torno de si aqueles que estão no poder. Não poderiam estarem fora da boquinha e de se juntarem num enorme “macaquinho” com os novos ricos do proletariado mais calhorda do mundo.

  6. Mauro Bremer disse:

    Sem querer “Filosofar” ou passar por “Expert” em história, quem já teve a oportunidade de viajar para outro País, principalmente, Alemanha, EUA e Inglaterra, tendo um mínimo de curiosidade sobre a economia dos citados países, sabe que todos eles já passaram por momentos, digamos, parecidos com o vivido aqui no Brasil. A grande diferença, foi a “soltura das amarras” que impediam seu crescimento bem como a intervenção do Estado. Traduzindo, livre comércio, autonomia, geração de riquezas e claro, desenvolvimento.
    Precisamos parar, de uma vez por todas, com essa bobagem de que o patrão é o diabo e que visa apenas sugar seu empregado matando-o na sua velhice, o que de fato mata é um governo que não lhe concede dignidade após tantos anos de labuta árdua e contribuições, sem ter nada em troca no seu período produtivo. É demais pedir saúde, educação, segurança, itens básicos e que fazem parte da nossa constituição, após tantos anos contribuindo?
    Mas voltamos ao assunto principal de quem é burguês e aonde está a dita burguesia? certamente não em quem gera empregos e divisas de forma correta e honesta, que paga uma carga tributária imensa e injusta, que não recebe nada em troca (a grande maioria neste país), mas sim, como dito em seu excelente texto, nos empresários e pessoas nefastas envolvidos em falcatruas, na pelegagem representados por sindicatos podres e que em nada contribuem, nos que vivem vidas de nababos oriundas de especulações e que nada produzem, em todos os outros que se lambuzam com o mel das falcatruas e, sobretudo, naqueles idiotas seguidores da Lei de Gerson: o importante é levar vantagem. Lembram desta?
    Ah, e antes que me joguem pedras, não sou empresário, não nasci em berço de ouro, sou filho de operários, estudei em escola pública e por vezes tive 2 empregos para pagar minha faculdade, como muitos outros espalhados por todo país.

    Forte abraço e que Deus lhe conceda muita saúde para continuar a brindar-nos com seus textos.
    Mauro Bremer

  7. Profe Borto disse:

    Nobre e admirado Mestre Miranda!

    Comentar tuas crônicas é quase uma pretensão, esta filha do orgulho, o mais sutil, mas ainda o mais mortal dos 7 pecados Capitais.
    Para que comentar algo magistralmente bem escrito?
    Mas desta vez, como uma espécie de Trilogia de teus ultimos tres posts, enviou-me mestre, à obra De C.S.Lewis – Cartas de um Diabo a Seu Aprendiz, mais precismente, a sua ultima, digamos complementação da primeira obra do início do século passado, e feito um pouco antes de su morte com Fitafuso propoe um brinde.
    Creio que estamos assim neste momento, esperando, que a Grande Convenção dos Que vivem nos Subterrãneos, brindem a nossa burrice, mas mesmo assim tentando vestir “cartolas e smockin”.
    Brlhante nobre mestre Carioca.
    Talvez meu comentário e a referência seja a sua continuação. C.S.Lewis seria Miranda no Brasil hoje.

    Abraços gaúchos de admiração

    Profe Borto
    Passo Fundo – RS
    http://www.epensarnaodoi.blogspot.com.br

  8. Jaime Gomes Rezende disse:

    Excelente e oportuno o texto do Miranda Sá. Parabéns! Aproveito a oportunidade para cumprimentar o Mauro Bremer pela felicidade e propriedade dos seus comentários.

  9. Eu só queria descobrir qual é essa droga que consegue alienar esse povo. HIPÓCRITAS, LADRÕES e DISSIMULADOS. E tem gente que aplaude…

  10. É Urgente Reeducar! Quem neste mundo não é um educando? e quem não é um educador? Todos, de alguma forma, participam desse processo natural da vida: aprender e ensinar. Por isso, é fundamental que os pais, os pesquisadores, especialistas da área educacional, enfim os Seres Humanos reflitam acerca de suas responsabilidades. Pois para mim ” O amor é muito maior do que tudo mesmo que as pessoas sejam diferentes.”
    Resta às multidões (Considerados Burgueses) aprender em definitivo a enxergar essa realidade.

  11. Sergio Cláudio Britto disse:

    Como sempre, magnífico!

  12. Bento Catarin disse:

    Diante de tudo isto + as mentiras da Dilma e do Lula esperamos nos livrar em definitivo deste povo.

  13. O Inferno Socialista imagino seja com ar condicionado … Isso tudo é refresco !!!

  14. MarileneMG disse:

    “Esse preço é irrisório, doutor Moro, sem falsa modéstia”.
    De fato irrisório para quem mama nas tetas do governo.
    Irritante e desprezível fala para qualquer ser comprometido com o bem, com a ética, bons costumes e de fato “honestidade”.

  15. Nilsen Ferraz disse:

    Todo medíocre gosta de ostentação.

  16. vileite disse:

    Sua descrição sobre quem eram os burgueses na Idade Média , está perfeita para aquela época . Contudo os atuais burgueses do Brasil nunca serão iguais àqueles porque “descambaram “para o lado pejorativo , negativo e criminoso das “coisas “.
    São´prepotentes , mentirosos , cretinos , debochados e petulantes como o Zé Dirceu e também ignorantes pois desconhecem os significados das palavras honestidade , integridade , patriotismo , moral e civismo .
    Estamos bem arranjados por culpa do próprio povo que não sabe votar com consciência !

  17. Alvaro Santos disse:

    1° Coxinhas para uma parcela crescente da população se tornou um apelido aceito com satisfação e alegria,destoando do pejorativo ao qual quem as proferem o queiram xingar.
    .
    2° Lula, é um burguês desde os primórdios de sua ascensão aos quadros dos sindicatos do ABC D.Nunca trabalhou de verdade.Sempre buscou as mamatas onde ha querem que estivessem.
    .
    Prova inconteste que até um dedo perdeu de forma estranha.
    .
    3° Lula e seus comparsas distribuídos por estes 35 partidos,todos sem exceção vivem nababescamente na burguesia patrocinada por nossos impostos , com direito a imunidade inflacionária e principalmente com imunidade das leis que regem as vidas do proletariado.

  18. welton reis disse:

    Certa vez perguntei ao interlocutor petista da ilusão de qual seria a cognição da pejoração ” coxinha”, e ele não sabendo responder ficou em silêncio e olhar perdido na imensidão da ignorância. Agora com este belo texto compreendi que a retórica usada, “isso é coisa de burguês “, que também não significava nada, eles mudaram para ” coxinha”, que continua a mesma coisa. No passado era uma maneira de denegrir a pessoa ou a raça chamando de bugre, índio, etc. Mais um belo artigo de mestre. Forte abraço!

  19. #Imperdível #ForaPT #VemPráRua13Mar
    BURGUESIA Via @MirandaSa_

  20. Eu sou Coxinha com muito orgulho!

  21. Tive a sorte de ser “peão” em Londres e interior da GB. E lá fui contratado para trabalhar em COMEX em NYC. Como desejo que um país rico como o Brasil consiga sim ter um povo rico também. Mas esses pelegos populistas dependem da miséria para se manter no poder. Como disse Glória Alvarez, “populismo adora tanto os pobres que os multiplica”!

    Vide Venezuela! Não podemos deixar que isso aconteça com o Brasil. Dá noo entrar em blog petista ou pág oficial do LuloPetismo. Liderança PT Senado no Facebook dá vontade de hackear e explodir. Lindenberg cantando de galo eqto é investigado na LJ. Outra louca ameaçando quem duvidar do poder de luta deles: “Mexeu com Lula, mexeu comigo”. Essas merdinhas não chegam aos pés do caráter de qualquer coxinha!

    E o projeto de poder permanente do PT não permite que abram mão sem luta. Temos que estar atentos!

  22. Antônio Dantas disse:

    PELO JEITO “DON RATON”FORMOU O SEU EXERCITO DE ROBIN HOOD’S AO CONTRARIO. PARTINDO DE LULA NADA É”IMPOSSIVEL!!!!

  23. Moro, ele é o tipo de juiz que merece nosso profundo respeito e confiança.

  24. deaC disse:

    Tem toda razão, dá pena ver os mais simples, na verdade os simplórios ficar repetindo esse chavão – burguesia, sem ter conhecimento do real significado. E mais, sem perceber que o burguês da história são os seus ídolos, que quando ficam doente vão se tratar nos melhores hospitais de SP, viajam de jatos de executivos, tem dinheiros escondidos nos paraísos fiscais e vivem se hospedando em sítios e apartamentos de amigos bilionários.

  25. Talvez queiram ser positivos o tempo todo, mas não acredito que isso vai mudar a sua situação.