Blog-Jornalismo_21.abr.11

Comentários desativados em Blog-Jornalismo_21.abr.11
Compartilhar

Juros sobem mais uma vez; inflação, também – Na terceira reunião seguida deste ano, o Comitê de Política Monetária(Copom) do Banco Central subiu os juros. Num encontro bem mais longo do que o habitual, por cinco votos a favor e apenas dois contra, os diretores do BC decidiram elevar a taxa em 0,25 ponto percentual, para 12% ao ano. Em 12 meses, a alta é de 6,44%.

Promessa de queda no gás – A Petrobras reduzirá os preços do gás natural produzido no país a partir de primeiro de maio. Sem informar qual é o valor atual do produto, a empresa comunicou aumento no preço para as distribuidoras, mas disse que o reajuste virá acompanhado de um desconto. No fim das contas, a estatal garante que o preço cairá.

Minha Casa para baixa renda ameaça ruir – Lançado em abril de 2009, o Minha Casa Minha Vida completa dois anos sem atender as famílias de baixa renda. As construtoras dizem que os altos preços dos terrenos inviabilizam as obras. Em Minas, um conjunto inaugurado há um ano por Lula e Dilma Rousseff foi construído em cima de um lixão e parte das casas pode desabar.

O galope da inflação – Os índices oficiais de carestia acumulados nos últimos doze meses devem superar, em abril, o limite de 6,5% fixado pelo governo. O estouro da meta chegará antes do esperado pelo Banco Central, que traçava o pior cenário somente para o fim do terceiro semestre. Mesmo assim, o BC manteve sua política de reajuste das taxas de juros, contrariando algumas previsões de uma alta maior.

Dilma põe direitos humanos no centro da política externaA presidente Dilma declarou ontem, no primeiro discurso sobre relações internacionais de seu governo, que o tema direitos humanos será promovido, defendido “em todas as instâncias internacionais sem concessões, sem discriminações e sem seletividade”. A declaração, dirigida a formandos do Instituto Rio Branco e diplomatas, indica um contraste com tom contemporizador com países violadores dos direitos humanos adotado pelo ex-presidente Lula.

TCU defende regras fixas para obras – O presidente do TCU, Benjamin Zymler, defendeu ontem, a aprovação de uma lei permanente sobre as regras de fiscalização de obras com indícios de irregularidades graves. A intenção é retirar o tema da LDO deste ano.

Feriadão do Judiciário tem mais um dia – Magistrados e servidores de tribunais federais de todo o país já não trabalharam ontem, baseados numa lei da época da ditadura. Também não houve expediente no STF, no STJ e no CNJ, além de tribunais de sete estados.

Promotora presa por simular insanidade – Investigada por suspeita de extorsão e de vazar informações sigilosas, no caso conhecido como mensalão do DEM, a promotora Deborah Guerner foi presa ontem. Ela é acusada de comprar atestados de insanidade mental.

Em SP, veículos poluem mais do que as fábricas – O primeiro inventário de emissões dos gases de efeito estufa no Estado de São Paulo, que foi divulgado ontem pelo governo estadual mostra que a poluição provocada por veículos leves supera a das indústrias. Somados, carros, utilitários e motocicletas jogaram 14,12 milhões de toneladas de gases na atmosfera, contra 13,4 milhões expelidos pela indústria.

A cada dia, uma arma é desviada de Fóruns – Assaltos e furtos em depósitos de fóruns desviaram mais de uma arma por dia desde 2004. Seguindo levantamento do gabinete do deputado federal Paulo Pimenta(PT-RS), 3.266 armas foram roubadas. Para o CNJ, o Judiciário deve apresentar o trâmite para destruir armas apreendidas.

Proibição de beber álcool nas estradas não vale nada – A proibição do comércio de bebidas alcóolicas nas estradas federais, em vigor há três anos, não vale nada na prática. Nas BRs 381 e 262, em Minas Gerais e Espírito Santo, pingas e cerveja são vendidas abertamente. A Polícia Rodoviária Federal atribui a ineficácia a brechas legais.

Eles nos envergonham – Na véspera do seu aniversário de 51 anos, Brasília ganhou mais um triste escândalo de repercussão nacional. Citada na operação Caixa de Pandora, Deborah Guerner foi presa ontem com o marido, Jorge Guerner, em casa, no Lago Sul. Processada pelo Conselho Nacional do Ministério Público(CNMP) por crimes como tentativa de extorsão corrupção, Deborah, agora é suspeita também de forjar uma doença mental para escapar das acusações que podem lhe custar o cargo. (Correio Braziliense)

Manual de sobrevivência nas estradas – O feriado da Semana Santa de 2010 foi o mais violento dos últimos dez anos: 603 acidentes provocaram 31 mortes somente nas rodovias federais que cortam Minas Gerais. No carnaval deste ano, não foi muito diferente: 29 pessoas não chegaram ao destino. Assim, os períodos do ano que deveriam ser sinônimos de lazer, alegria e descanso acabam se tornando fontes permanentes de tensão, sofrimento e morte. Para piorar, ontem a ponte sobre o Rio das Velhas, na BR- 381, principal saída de BH para o Espírito Santo e Sul da Bahia sofreu um afundamento e foi interditada nos dois sentidos.

 

Os comentários estão fechados.