ARTISTAS

[ 20 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

“A forma de governo mais adequada ao artista é a ausência de governo. Autoridade sobre ele e a sua arte é algo de ridículo” (Oscar Wilde)

Vieram de um antigo templo budista japonês esses bibelôs dos três macaquinhos lado a lado, um com as duas mãos na boca, outro cobrindo os olhos e o terceiro tapando os ouvidos. No Japão as imagens dos três macacos esculpidas em pedra representam uma lição de Buda, que ensinou as regras da alienação, não fale, não veja e não escute.

A fuga da realidade é uma das regras da meditação, mas é também uma prática usada pelos pelegos fingindo falta de consciência para a realidade a fim de esconder as suas desonestidades.

Os oportunistas e carreiristas chegam ao poder simulando qualidades que não possuem, como o vate do verso de Fernando Pessoa no seu poema “Autopsicografia” reconhecendo que “O poeta é um fingidor/ (que) finge tão completamente”. Há os fingidores também na política, na sociedade e nas artes…

Temos disso o exemplo mais do que perfeito com Lula repetindo como um mantra que não viu, não ouviu e não sabia dos atos corruptos dos seus partidários que ele mesmo comandou. A pelegagem é indefensável e desprezível posando de novos ricos…

Também os artistas se dividem entre os fingidores do bem, que usam este dom para incorporar personagens, e os fingidores do mal, que simulam patriotismo para amparar uma facção política. Chega-me à lembrança uma célebre polêmica em que Millôr Fernandes disse a Chico Buarque: “Desconfio do idealista que lucra com o seu ideal!”

Há artistas – alguns entre aspas – que dissimulam o comportamento em troca de favores. Os outros, compromissados com o seu ofício, resistem em vender o seu talento.

Ainda está vivo na memória o afaire que envolveu a atriz Regina Duarte, a – “Namoradinha do Brasil” – que sofreu horrores do terrorismo lulo-petista por expressar sua opinião numa campanha eleitoral. Pagou alto preço, mas não mudou de opinião, que hoje se vê ter sido a verdade nua e crua.

Nos tempos românticos do grande poeta Castro Alves, os estudantes pernambucanos liderados por ele desatrelaram os cavalos do coche que conduzia a atriz portuguesa Eugênia Câmara, e eles próprios se atrelaram nos varais para conduzi-la. Eu faria o mesmo para transportar Regina.

Não citarei nomes, que são muitos, de artistas patriotas que defendem o Brasil vendo a realidade e se pronunciando pelo afastamento da incompetente e leniente com a corrupção presidente Dilma. Também omitirei os que se vêem escravizados aos pixulecos sem pensar no futuro do país.

Prefiro contar a piada (que me foi trazida por um seguidor do Blog) de uma artistinha que entrou de gaiata no arrastão dos bolsistas rouanet, e deu uma entrevista a uma revista de fofoca dizendo sorridente que era esquizofrênica… Acho que foi por solidariedade que quis se igualar a Dilma.

Tudo bem, o direito de manifestação é assegurado pela Constituição e eu o respeito muito; mas o sorriso, se não foi por fingimento, deveria dar lugar à tristeza, pois a esquizofrenia – palavra que vem do grego – “skizo”, separa, e “fren”, pensamento, é um tipo de loucura produzido pela desintegração da personalidade…

Faz pouco tempo, outro artista protestou por ter sido confundido como um garçom; considerou o fato racismo, por ser negro; o que considero absurdo, porque a profissão de garçom (que deve angariar respeito) é exercida por gente de todas as cores e origens.

São exemplos hilários, mas tal idiotia pode ser curada com ajuda médica. Doentes incuráveis são os artistas defensores da corrupção sem ir onde o povo está, sem ver a destruição da Petrobras pelo roubo, e sem protestar pelos desmandos na Diplomacia, na Educação e na Saúde.

Triste é que, arrastados por esses exemplos, os desdobramentos de personalidade se multiplicam: Do alto de apartamentos de cobertura (alguns triplex parecidos com aquele que não é de Lula) moram falsos socialistas que defendem o narco-populismo do PT e o mandato fracassado de Dilma…

20 respostas para ARTISTAS

  1. Miranda excelente artigo, infelizmente temos algumas amebas que ou não enxergam ou são tão coniventes a situação que só posso levar a crer que estão levando uma fatia grande para tal posição.
    Não é possivel que uma pessoa em sã consciência não veja a situação caótica que esta o Brasil, Não me conformo como uma mulher, mãe, trabalhadora que vai ao mercado e paga 15% de imposto sob uma compra possa achar isso normal.
    Enfim espero realmente que o STF nãos e meta e não tente impedir o Rito, pois se isso vier a acontecer realmente creio que so uma intervenção militar para acabar com a bandalheira

  2. DULCINEA REIS DE OLIVEIRA disse:

    É uma distorção da realidade, onde o egoísmo impera e o que interessa e o dinheiro. O resto não interessa e não tem valor algum. Lamentável!

  3. Irene Mattos Felix disse:

    Eu vejo artistas e oportunistas que nunca passaram de coadjuvantes Millôr certíssimo O único que me surpreende ao defender o PT é o Veríssimo Falando em coadjuvante, ele também é um perto da obra do Érico Veríssimo

  4. Um fato : “Há artistas – alguns entre aspas – que dissimulam o comportamento em troca de favores”
    Precisa-se uma grande lavagem cultural e mental , para que este país, que um dia disse que se tornaria 1º mundo, entender as nuances sutis que habitam no chamado “meio artístico”, onde também habitam além dos oportunistas aqui citados no texto,não em forma de “nome aos bois”, e nem mesmo veladas, mesmo o porque quem se informa sabe bem quem são os indignos e aviltados, os chamados FORMADORES DE OPINIÃO.Mais um excelente artigo onde além de ser prazeroso , é educacinal 🙂 Aprendi a etimologia da palavra esquizofrenia. Grato por mais este texto caro Miranda. Agora irei mudar de “Dilmá Vanavalium Rivotrilssef” para – Dilmá Vanavalium “Skizotrussef” 🙂 [batendo palmas aqui]

  5. É mesmo cara Irene bem citado.Envergonha a memória do pai

  6. Régis disse:

    ARTISTAS texto que me fez lembrar o passado e, sem saudosismo, penso : Ah! se o Solar da Fossa, Beco da Fome, Zepellin, Pizzaria Guanabara, Cavaco (no Largo de S. Conrado), ou o Capela (o velho, na Rua da Lapa) falassem,,,Ô Deus! E Estão aí aqueles mesmo ARTISTA de ontem!!!

  7. RageGT disse:

    Me senti representado, na Turma do Bem! Obrigado, mestre Miranda Sá!
    Se alguém quiser saber do que estou falando, visite
    http://www.leoalli.com.br/p_music.htm
    6 românticas – podem ouvir ser se estiverem no mood mas as
    6 Políticas/Protesto encaixam bem até hoje –
    Presente (1985)
    Bomba Relógio (1988)
    Promessa (1988)
    Recado (1985)
    Federal (1982) *
    Parem de Mentir (1997)

    (*) 1o. Lugar/Melhor Composição Harmônica FICO Sorocaba 1982 – Censurada e desclassificada na Finalíssima do Ibirapuera porque não mudei o refrão que brincava com General. – Mudei para a gravação do CD em 1997 porque não precisava mais ser General para ser Presidente.

  8. Marjorie Salu disse:

    Já aprovei 3 vezes seu comentário…está ocorrendo algum problema! Estou tentando resolver!! Abs.

  9. marisol disse:

    Maravilha de artigo! Inclusive me fez refletir e aprender mais! Obrigada!

  10. Muito bom artigo Miranda Sá, realmente temos que conviver com políticos, alguns artistas, que não possuem o caráter de defender a sua tese e suas opiniões; e como se vendem fácil, não é?

  11. Pedro disse:

    Muito bom o texto, é a mas pura verdade.
    O que me faz ficar perplexo e aborrecido é a consagração que estes ‘artista e figuras publicas’ recebem da população. Fico nervoso e revoltado pelo apoio popular fervoroso ao Roberto Jeferson, um homem que traiu a nação e aqueles que o elegeram, conhecedor profundo das regras da moral e bons costumes, participou de irregularidade, onde a sua obrigação é extermina-la, mas muito bem, pagou sua sentença, assumiu suas consequências, mas não poderia jamais retornar ativamente a política, REPUTAÇÃO ILIBADA, mas ae alguém diz, (todos merecem uma segunda chance) não no caso dele, pois é conhecedor dos fatos, tem o martelo da confiança da nação em suas mãos, não o compare a um ladrão armado, que lhe assalta nas ruas da vida, este é criado por aquele que desviou e usou um cargo de confiança e graças a muitos destes representantes, temos muitos LADRÕES armados, ao contrário deste ladrão que lhe subtrai os seus pertences, esse não mora em palácios ou recebe salários, ou tem cargos de confiança, esse ladrão, não teve escola, não teve saúde e oportunidades e a quem se espelhar.
    Muitos julgam, mas não sabe o que é a realidade, vim de piabetá minha primeira casa fiz com bambu e barro, todos da minha família foram assasinados, mas fui trabalhar, estudava em escolas destruidas, onde a professora fazia sua parte, ia em matadouros buscar restos de carne para comer, o tempo passou fui trabalhar colocando placas para familia coozolino e um dia fui trabalhar como boy de um advogado
    criminalista e minha vida mudou. O tempo passou muitas coisas aconteceram, mas aprendi na prática o que é ter honra, não escrita mas vivida. Um dia uma mulher apareceu na minha vida, tinha vinte e um ano, em dois meses engravidou, arrumei um emprego na SBAT de fiscal, e com um fusca trabalhava de madrugada, mas um dia esta mulher a qual me casei mãe de meu filho, veio me chamar para uma reunião de sua família, e fui convidado para trabalhar como assessor de um político, na câmara, fiquei muito feliz, preenchi os documentos, abri conta no antigo banerj, e esperava o dia de iniciar, um mês se passou e fui chamado para comparecer na casa da tia da minha ex mulher, fui receber meu pagamento, opa pagamento? Não havia trabalhado sequer um dia, como assim pagamento? Diante a novidade, fui informado que deveria ficar só com um pequeno valor, e devolver o resto. Nunca mas lá voltei durante três meses o dinheiro que caia na minha conta eu doava, fui ameaçado de morte, pessoas me perseguiram, mas nada disso me assustava, pois tive um professor crimival ímpar, tive que ir embora e em uma noite apois uma briga com a ex mulher, peguei minhas coisa, olhei pela ultima vez para neu filho e fui embora, foi a dor mas forte que sofri, sem ninguém sem família e para onde ir, voltei para piabetá, onde até
    lá foram, a coisa foi muito séria.
    Bom problema resolvido, fui aconselhado a sumir. Muita coisa mudou me formei, e se passaram vinte e três anos e até hoje nunca mas vi meu filho. Uma familia inteira envolvida nesse esquema horroroso carros, apartamentos todos ricos bem de vida, denunciei todos, e vivo escondido, paguei um preço alto, mas para ser honesto neste país, tem que ter atitude. Meu filho foi envolvido nisso tudo, perdi para a corrupção, para a impunidade.
    Muito fácil julgar quando não se julga a sí próprio. Não me arrependo um minuto, carácter e honestidade nasce com você.
    O povo é tão culpado quantos estes representantes CANALHAS, pois se favorescem, furtão energia, desviam água, compram produto furtado, contribui para pirataria é sempre a mesma história justificam que tudo é caro, mas se esquecem que as empresas e o próprio povo paga impostos altos, mas ninguém reclama com quem tem que reclamar e se acham no direito de fazer o que fazem. O povo brasileiro é tão irresponsável, tão acomodado, que paga imposto para a saúde, e paga plano particular, e muitos usando ou não a saúde pública, continuam pagando, a conta é simples se dez pagam, mas somente três usam, como os hospitais publicos estão abandonados, sem atendimento, sem leitos, sem enfermeiros sem manutenção. De quem é a culpa do governo ou do cidadão?
    Não aceito as pessoas acaraciarem e apludirem pessoas como Rober Jeferson pessoas as quais cometem erros insanos. O povo é omisso não por falta de escolha, mas por opção.

  12. Bento Catarin disse:

    Pois ´caro,não passo chama-lo amigo porque nem em seu TT fui incluído mas sempre leio seus escritos e deixo minha modesta opinião O artista à meu ver é um formador de opinião, para seus seguidores portanto co responsável pela formação boa ou má que passa.Assim como os pais.diferentemente que ;; os pais passam o que tem de melhor para a formação dos filhos e de graça.Muitos artistas ganham $$ muitas vezes desonestamente para levar seu seguidor a cometer besteiras em todos os sentidos .Abraços.

  13. Mévia disse:

    Miranda, parabéns…

  14. Alexsandro Fernandes disse:

    Belíssimo texto! A arte sacrificada pela ganância e pelo interesse oculto. O pragmatismo e a rede de proteção em torno dos quae sempre mesmos que se lixam para o Brasil se seus ricos mimos estão em dia pagos pela governando doravante defendida e dita admirada pelos formadores de opinião.

  15. Não somos culpados por tudo porém temos uma enorme parcela de culpa pelo que está acontecendo com nosso “Querido País”.

  16. Rodrigo Cortes disse:

    #SóVerdades SEBO VENDE.Dicionário de Rimas bastante usado de ex-compositor enrustido. Motivo: Só está rimando Comunismo com Paumolenguismo

  17. José Carlos disse:

    excelente…na veia!

  18. Alvaro Santos disse:

    Lula é um assassino. Sim, digo que Lula é dos tiranos que a humanidade conheceu que assassinou o maior n° de pessoas dentro de sua própria nação.
    .
    Quem conhece a história mundial há de dizer que ceifaram milhões de vidas. Verdade inconteste. Mas Lula assassinou foi a mente de milhões de pessoas. Pessoas que até aqui então acreditávamos serem letradas, cultas, honestas e de caráter.
    .
    Lula começou sua série de assassinatos mentais quando tirou desta última geração a gana pelo trabalho. A busca incessante pelo crescimento real baseado no talento. A famigerada vontade de vencer pelos próprios méritos.
    .
    Quando se mata a mente com a preguiça, se mata o corpo. “Mens Sana in Corpore Sano.(Poeta romano Juvenal, Sátira X ). Credito a Lula essa façanha nunca antes vista haja o n° absurdo de seguidores que amealhou, doutrinou e mantém sob o domínio de sua gangue da perversidade.
    .
    Parte 1

  19. Alvaro Santos disse:

    Lula é um assassino. Sim, digo que Lula é dos tiranos que a humanidade conheceu que assassinou o maior n° de pessoas dentro de sua própria nação.
    .
    Quem conhece a história mundial há de dizer que ceifaram milhões de vidas. Verdade inconteste. Mas Lula assassinou foi a mente de milhões de pessoas. Pessoas que até aqui então acreditávamos serem letradas, cultas, honestas e de caráter.
    .
    Lula começou sua série de assassinatos mentais quando tirou desta última geração a gana pelo trabalho. A busca incessante pelo crescimento real baseado no talento. A famigerada vontade de vencer pelos próprios méritos.
    .
    Quando se mata a mente com a preguiça, se mata o corpo. “Mens Sana in Corpore Sano.(Poeta romano Juvenal, Sátira X ). Credito a Lula essa façanha nunca antes vista haja o n° absurdo de seguidores que amealhou, doutrinou e mantém sob o domínio de sua gangue da perversidade.
    .
    Lula criou uma geração cheia de direitos. Temos essa geração neném, que não trabalha nem estuda e almeja direitos sobre isto. Temos os políticos que aderiram a estratégia lulista de oferecer direitos esquerdos a quem não os merecem, se elegem e reelegem 2,3,4,5 seis mandatos.
    .
    Assim com os cérebros assassinados pela preguiça moral, lutam e esbravejam eternamente por pseudas conquistas que nem seus avos que lutaram a vida bravamente fincados no trabalho sol a sol tiveram.
    .

  20. Alvaro Santos disse:

    .
    Assim com os cérebros assassinados pela preguiça moral, lutam e esbravejam eternamente por pseudas conquistas que nem seus avos que lutaram a vida bravamente fincados no trabalho sol a sol tiveram.
    .
    Lula é o pior tipo de tirano assassino que possa existir. Ao matar a mente de uma pessoa ela vegeta como um zumbi. As vezes até tem talento mas este se perde ao se incorporar em papéis que lhe seduzem os bolsos…