Artigo saído n’ O Jornal de Hoje (Natal/RN)

[ 2 ] Comments
Compartilhar

Os cães ladram e a caravana passa

Miranda Sá (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

O simpático picareta Ibrahim Sued, personagem da história do jornalismo brasileiro como pioneiro do colunismo social, jamais comprava uma briga com quem quer que fosse. Quando era (ou se sentia) agredido, particularmente por colegas da imprensa, a sua reação era fechar a coluna com o ditado árabe “Os cães ladram e a caravana passa”.

Ainda menino – leitor de pelo menos quatro jornais da época, Diário de Notícias, Correio da Manhã, Tribuna Popular e O Globo – encontrava neste último o dito de Ibrahim, evocando os contos de Malba Tahan, pseudônimo do professor de matemática Mello e Souza, contista e escritor, que encantou a minha geração com o livro “O Homem que Calculava”.

Fileiras indianas de camelos sombreando o por do sol no deserto, dirigiam-se ao oásis mais próximo para acampar num agitado caravançará. Essas eram as imagens gravadas na minha memória fazendo sentir-me um beduíno ouvindo o ladrar de cães ao longe, sem me incomodar com isso.

Passados muitos anos, latidos insignificantes ressoam nos blogs politiqueiros a serviço do poder federal, tentando insultar-me e a outros jornalistas independentes que escrevem n’ O Jornal de Hoje. Quero deixar claro aos depreciadores da liberdade de expressão que ouço de longe o seu ladrar, enquanto passa a caravana da oposição democrática.

As notas e comentários a meu respeito – sempre a serviço do PT-governo – não fazem mais do que fizeram o Dops, SNI e serviços secretos das forças armadas. Fichas com o meu nome nesses órgãos de espionagem não seriam diferentes nesta República dos Pelegos, onde dirigentes do governo e do partido fazem dossiês entre si… O que dá para imaginar como tratam os adversários políticos…

Como sempre, os comentaristas oficiosos que me atacam inclinam-se para a mentira – no mínimo, para a omissão da verdade. Os (poucos) leitores dos meus artigos e que acompanham o meu Blog, são pessoas esclarecidas e bem informadas; sabem que recuso cair na semi-ilegalidade dos que temem perseguições e até a morte.

Combato o PT-governo e o lulo-petismo, mas não distorço a realidade. Será difamação denunciar a aliança odiosa e desprezível com os conservadores e os corruptos do partido que propunha renovar o Brasil política, econômica e espiritualmente? Será injúria combater a falsificação sistemática da História?

De uma coisa tenho certeza: os que desdenham da minha atividade jornalística não sabem, na sua ignorância, que estão se dissolvendo no pântano do seu partido. A História nos ensina que quando uma classe, subclasse ou corporação conquista o poder sem estar preparada para isso, renega a sua origem, deturpa os seus princípios e perverte a ideologia dos primeiros tempos.

Procuro com os meus artigos manter a coerência e o estudo da realidade dos fatos. Pretendo nos meus artigos fazer uma análise histórica conjuntural, sem me envolver pessoalmente. É por isso que tenho a certeza de que a História vai capitular a Era do Lulo-Petismo como a restauração da política dos coronéis – que estava em ruínas –, e pela institucionalização da roubalheira em nome da governabilidade.

Confiante no futuro sinto-me impedido de negacear o que vejo e o que sinto. Não posso esconder que a administração pública federal está aparelhada partidariamente com incapazes e incompetentes que se deleitam no culto da personalidade de  Lula da Silva, transformando-o em arquétipo do inconsciente coletivo obreirista, teoria ilusória de intelectuais pequeno burgueses defensores da superioridade organizacional dos operários no movimento socialista.

Não respeito os mercenários, mas tenho pena dos iludidos; sei, porém, que uns e outros são da mesma família dos canídeos, cachorros, lobos, coiotes e chacais que ladram enquanto a caravana passa.

2 respostas para Artigo saído n’ O Jornal de Hoje (Natal/RN)

  1. paranamirim disse:

    Parabéns grande Miranda. Estou com você. Aqui eu nem me extresso mais com a pelegada que “defende” melhores salários para a categoria e se esconde nos cargos conseguidos na Câmara, na Assembléia, nos gabinetes de corruptos e ganham uma merda onde realmente trabalham. Usam o sindicato, apenas para fazer congressos, ganhar camarotes no Carnatal, e almoçar e jantar de arrego em festas promovidas por sem vergonhas.

  2. Olá, amigo!
    Estou divulgando o documento formulado pelo Instituto FHC que mostra 80 ações do governo do ex-presidente: http://fhcsemeando.blogspot.com/2011/08/80-acoes-do-governo-fhc-que-mudaram-o.html
    Deixo como sugestão de posts para o seu blog!

    Grande abraço!
    Álvaro Nascimento