RESSACA

[ 15 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

“Os homens têm clamado por liberdade, justiça e respeito”
(Jacob Bronowski)

“Ressaca” é uma onda que cai sobre si mesma quando recua da arrebentação. A palavra vem do espanhol “resaca”, a “volta da onda”. Quando é usada depois de um porre para males do fígado e estômago, dor de cabeça, náusea, vômitos, os médicos definem como “veisalgia”, palavra que vem do norueguês “kveis”, refluxo.

A “grande imprensa” ficou de ressaca por excesso na cobertura do Carnaval que durou duas semanas, um período nunca antes ocorrido neste País. É que o circo, mesmo sem pão, faz bem à massa, com todas as classes sociais juntas e misturadas…

A ‘massa’ é muito mais do que uma concentração de pessoas; é o ajuntamento humano com a perda da consciência individual. É um rebanho conduzido por influência externa e levado pelo modismo, para “aquilo que todo mundo usa” (Will); enfim, é a tropa dos “maria vai com as outras”.

O Carnaval de Rua – com seus blocos e cordões – é um exemplo disto. Nele não há espontaneidade como fazem crer os “sociólogos televisivos”. Atende, na verdade, ao comando da famosa indústria cultural, que propaga o que é do interesse do poder dominante para conduzir o povão.

Não é coisa nova. O “herr doctor Goebles” usou magistralmente essa indução pelos meios de comunicação para mobilizar as massas, e fez o povo alemão marchar a passo de ganso reverenciando o insano Hitler; também os marqueteiros tupiniquins elegeram Dilma – o poste de Lula – persuadindo os brasileiros no carnaval eleitoral com os confetes, as lantejoulas e os paetês da mentira.

A psicologia registra que após a mobilização das massas vem uma ressaca coletiva. Foi assim com o nazismo, o culto à personalidade de Stálin e as lisonjas socialisteiras da medicina cubana.

Assim foi também com a Ku-Klux-Klan e a caça às bruxas do macartismo e, no reverso da moeda, com a reação ao fascismo norte-americano pelo movimento hippie; e os dois, mostraram o mesmo extremismo. Observando isto, o teatrólogo inglês Arnold Wesker chamou Woodstock de “manifestação fascistinha”.

Temos também a ressaca do carnaval – bebidas à parte – a ressaca mental, com a volta dos indivíduos para si mesmos, pagando seus pecados, ou pela contrição religiosa da Quaresma ou conferindo a lista de despesas e das contas a pagar.

O nosso epigrafado, o escritor Jacob Bronowski, fala da busca inconsciente – quase irracional – da pessoa humana pela liberdade; assim, mudando o que deve ser mudado, a liberdade é de certa maneira conquistada na bacanal carnavalesca. Mas seu preço é altíssimo: a posterior tomada de consciência da realidade.

Por exemplo: tonteia-nos a ressaca da inflação, que é o samba enredo dos blocos lulo-petista; da carestia de vida que tem como carro alegórico as mentiras de Dilma, e do imposto de renda sob o estandarte do Dragão da Receita.  Estas ressacas transmitem uma dor de cabeça que não tem sonrisal que combata.

E pior, muito pior do que a ressaca da quarta-feira de cinzas é o tenebroso cenário da corrupção institucionalizada pelo PT-governo, e, pior ainda, o cinismo doentio dos seus defensores.

Enquanto se vê o grande gabiru Lula da Silva enrolado em vendas de MPs, compra de caças, triplex, sítio, ilha, escambáu, vem a marxista dos irmãos Marx, Jandira Fegali, criar a campanha do “Em Lula eu Confio”…

Não tem onda havaiana, fumo de rolo, cachaça braba, uísque falsificado, maionese deteriorada, nem chato de galocha, que produza indisposição maior do que assistir o Brasil afundar, e os ínfimos 5% de pelegos pendurados nas tetas do Erário cheirar o fedor cadavérico de um governo que acabou. Como o Carnaval.

15 respostas para RESSACA

  1. Leo Santos disse:

    Professor Miranda Sá, isto já não é mesmo, mais, nenhuma ressaca. Isso é um fetiche, uma síndrome demoníaca , a qual somente dardos de cobre,prata,ouro,diamante,poderão lograr o êxito o qual o gigante adormecido necessita,apesar do povo que tem.
    Ninguém mais tolera o exalar desse fedor.
    Quem ainda não é “EX” alguma coisa, quem ainda não se converteu à realidade, deve morrer junto, feder junto.
    Assista este vídeo, se ainda não o viu.
    https://youtu.be/VwgtR63jPyY
    Saúde e Longevidade lúcida!
    Abraço,
    LeoSantos

  2. elisabeth laval jede disse:

    Parabens Miranda!voce descreveu com maestria o que todos os brasileiros lúcidos e honestos deste país pensam ,neste início de quaresma ,,após assistirem ao carnaval mais triste de suas vidas.Estamos vivendo um Luto . Assassinaram nosso país! Irresponsáveis inconsequentes ignorantes fantasiados de políticos. Nosso povo está triste e enlutado.Teu artigo é uma oração ! muito bom como tudo qur você escréve.

  3. elisabeth laval jede disse:

    Parabens Leo gostei muito e quero me solidarizar com sua tristeza de patriota!

  4. Paulo S. A, Pinto disse:

    Excelente artigo!

  5. A máxima prevalecerá. Vieste do pó e a ele retornarás …

  6. Ajuricaba disse:

    A reunião de ontem, no Instituto Lula, deve ter sido pior que uma ressaca de vinho Sangue de Boi

  7. Rodrigo Cortes disse:

    Miranda Sá com seus relatos féis os acontecimentos.
    O Brasil foi induzido a se dopar com a droga malhada do PT nos dois mandatos de Lula, o seboso e agora se debate com a grande a ressaca. E olha, a Dilma ainda está só no começo da destruição, tudo sem direito a simpatias, rezas ou medicamentos.

  8. Oliveirawa disse:

    A própria natureza nos ensina através dos movimentos da lua, estações existem e ressacas também. Eu gostaria de ver ainda no Brasil, uma VERDADEIRA festa movida com nossa própria ALEGRIA (para todos), onde não houvesse a motivação inspirada apenas nas drogas disponíveis. Quiça com a mesma ENERGIA das escolas de samba , o povo, num ÚNICO e VERDADEIRO FOCO…..#Cidadania. Creio até que por parte do povo, isso já ocorre no Brasil há muito tempo, (anseios, esperanças e pagamentos de muitos impostos), mas apenas por parte do povo. Temos também duas COISAS que matam muitas expectativas, a CORRUPÇÂO e a IMPUNIDADE. Alguem ainda poderá dizer: somos todos culpados pelos rdsultados das urnas, mas eu insisto em termos de eleições e drogas disponíiveis somos de fato PHDs….https://grupomoneybr.wordpress.com/2014/07/03/brasileiros-ja-somos-phds-em-eleicoes/

  9. Walter Luiz disse:

    Aqui em Campo Grande MS, Estado de Delcidio e Bumlai o nosso prefeito cortou o carnaval graças a Deus,e isso é coisa que só vemos pela televisão! E acha saco para tanto carnaval! Pais quebrado, Estado e Município idem e resto do Brasil se ilude com a festa popular e a carruagem passa.

  10. Márcia disse:

    Como sempre.. Meus parabéns.

  11. celso disse:

    Um Povo sem noção de qual é seu papel na sociedade…..por uns míseros dias de suposta alegria sofre o resto do ano calado. Os Governos se valem disso; Carnaval,Futebol,samba churrasco e cerveja…..que por sua vez basta.

  12. Ressaca, entre aspas pois não vai demorar muito para novas festividades ” Olimpíadas” com ou sem ZVírus até lá vamos empurar com a chamada barriga todos e quaisquer acontecimentos.

  13. deaC disse:

    Não creio que haja uma ressaca moral entre aqueles que se divertiram durante o carnaval. Pelo contrário, acho a festa totalmente necessária é um bálsamo pro nosso povo tão sofrido. Vejo o carnaval como uma catarse, uma verdadeira limpeza d’alma, algo positivo que libera a tensão do dia a dia, engana-se quem acha que o povo está alijado ou alienado dos problemas, pelo contrário, os mais simples são os que mais sofrem na pele, talvez eles não tenham a facilidade que nós temos pra verbalizar, pra externar o que sentimos.
    Repito, não existe ressaca moral, pra outro tipo de ressaca, existe o Engov.