Rafael

[ 1 ] Comment
Compartilhar

AS TRÊS GRAÇAS - . 1504-1505

A carreira artística de Rafael, célebre pintor do Renascimento italiano, transcorreu da adolescência do artista (as primeiras obras são datadas pela historiografia a partir de 1499) a 1520, ano de sua morte, aos 37 anos. Famoso pela perfeição e graça com que executava suas pinturas e desenhos, Rafael forma, junto com Michelangelo e Leonardo da Vinci, a tradicional tríade dos grandes mestres do Renascimento. Foi extremamente influente em sua época, mas, após sua morte, o prestígio de seu rival Michelangelo foi mais amplamente difundido, até os século XVIII e XIX, quando seu preciosismo sereno foi novamente tomado como modelo por algumas gerações de artistas.

Apesar de sua morte precoce, Rafael foi um artista bastante produtivo. Conserva-se hoje um considerável corpus de obras suas, sobretudo nos museus nacionais italianos, com destaque para a Galleria degli Uffizi e o Palazzo Pitti, nos Museus Vaticanos, no Museu do Louvre e na National Gallery de Londres, entre outros importantes museus europeus. Nos Estados Unidos conservam-se registros de sua obra, na National Gallery of Art de Washington e em alguns importantes museus particulares, como o Metropolitan Museum of Art. No Brasil, o Museu de Arte de São Paulo conserva a única obra do pintor situada fora das coleções européias e norte-americanas.

Uma resposta para Rafael

  1. Olá Miranda!

    Sem telefone e e-mail seus, entrei aqui em comentários para desejar-lhe felecidade em sua mudança para o Rio.

    Como perdemos o contato, soube por meio de uma reportagem que falava de sua ida para o RJ. Talvez vc já esteja em sua nova morada, sem tempo de dar um abraço no grande companheiro que me deixa fortes lembranças.

    Mas, aproveito, para desejar a vcs tudo de bom e boa sorte, amigo! Agora, estarei sempre acompanhando o seu blog para aprender mais com sua dinâmica jornalística e saber as novidades que vc tem a contar, a partir daí, da cidade maravilhosa.

    Um abraço, companheiro!
    Aécio