OS MALES DO MUNDO

[ 4 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br)

Entre as desgraças contidas na Caixa de Pandora que a irresponsável soltou para o mundo por curiosidade, possivelmente estariam os crimes contra a honra contidos no direito positivo: calúnia, difamação e injúria.

Shakespeare nos legou a certeza disto, mostrando a cólera de Otelo pela calúnia lançada contra Desdêmona, reafirmando em Hamlet com a observação sobre a inevitabilidade desta desgraça.

Agora, na Era da Informática, é o computador que traz as adversidades contra a pessoa, multiplicando injúrias, difamações e calúnias com a vestimenta inglesa das fake news, as miseráveis notícias falsas produzidas por mentes perversas de terroristas e dementes.

Este desvario tem sido motivo de muitos estudos, pesquisa e produção de teses acadêmicas, pois encerra um tema cruel e impiedoso para o ser humano. Li, há muitos anos atrás uma parábola que lembra simplesmente a imposição acusatória contar o outro: É de Saadi de Xiraz, um dos três maiores escritores da literatura persa.

Fizeram a ele, autor do “Jardim das Rosas”, a pergunta: – “Se estivesses a sós com uma mulher deslumbrante em todos os sentidos, resistirias a tentação da amá-la?”.

– “Talvez suportasse” – respondeu – “mas ninguém acreditaria, pois é mais fácil resistir à tentação do que à calúnia”. Graças às fake news, a contaminação da opinião alheia foi ampliada. O contêiner das mentiras vem cheio calúnias, difamações e injúrias influenciando o entendimento e a análise dos fatos.

Na política brasileira estes males são uma mancha indelével, funcionam como metralhadora giratória mandando balas perdidas para todos lados; e, no cenário mundial, apresenta-se com uma insensibilidade gigantesca, através da mídia controlada pelo complexo Industrial Militar do Império Norte-Americano.

É o que vemos na Europa sobre situação russo-craniana e a seguir, também no Oriente Médio, na guerra injusta travada entre Israel e o Hamas.

Confesso-me blindado contra a artilharia dos enganos, fraudes e ludibrio que a mídia dispara. Por isto me abstenho de tomar partido por qualquer dos lados, exceto para condenar a influência imperialista e defender a paz.

Entristece-me é ver nomes conhecidos do jornalismo tornarem-se mercenários dos instigadores de guerras, deslizando no óleo derramado pelo Império em decadência entregue à comercialização da morte.

Quanto ao cenário brasileiro, as tramas malévolas, as alianças espúrias, os discursos de ódio e as repetidas fraudes, temos um quadro nefasto que faz as pessoas de bem desistirem de participar na política; por isto, apelo para não o façam, seguindo o conselho de Brecht: “Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem”.

Da minha parte, mantenho-me firme na luta contra a farsa da polarização entre a direita reacionária bolsonarista e os populistas da esquerda lulopetista. Tenho um amigo que estranhou a continuidade desta ação incansável e me mandou descansar.

A este velho camarada e também a quem interessar possa, respondo que se abandonasse este combate, prestaria um favor aos polarizadores corruptos e negacionistas, e não teria mais que estudar nem escrever. Entregar-me-ia de mão beijada aos inimigos da nossa Pátria.

 

 

 

4 respostas para OS MALES DO MUNDO

  1. Victor Gaete disse:

    ISRAEL VAI SE DEFENDER SEMPRE, É O CUMPRIMENTO DA PROFECIA QUE ESTÁ NA BÍBLIA!
    SO JESUS PODE SALVAR A HUMANIDADE!

  2. APENAS QUANDO ABANDONAMOS NOSSAS IDEIAS E INTENÇÕES MENTAIS, INICIAMOS UMA NOVA PRÁTICA VERDADEIRA.
    ” A GUERRA DA UCRÂNIA X RÚSSIA”
    ACABOU?

  3. Paulo Henrique disse:

    Em seu artigo, o Sr classifica os “bolsonaristas de direita reacionária”, ao passo que sua referência à esquerda, como simplesmente “populistas da esquerda lulopetista”. Ora, o discurso de quem, hoje, ocupa a presidência, é, sempre, recheado de ódio, não se pode negar. Lembra-se do famigerado episódio do aeroporto de Roma? Logo após o Sr Lula incitou seus seguidores/asseclas em “eliminar essa gente”. Como classificar isto?

  4. Hilda disse:

    Nossa alienação seria um presente valioso para os carniça que se julgam donos do mundo.
    Penso da mesma forma, posso não ter poder ora mudar merdanenhuma, mas não fico de boca escancarada, cheia de dentes, esperando a morte chegar…