OMS elevou alerta para 5, de “pandemia iminente”

Comentários desativados em OMS elevou alerta para 5, de “pandemia iminente”
Compartilhar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou nesta quarta-feira o nível de alerta de gripe suína de 4 para 5 (em uma escala de 1 a 6 ). A fase 5, segundo a organização, é caracterizada pela iminência de uma pandemia (epidemia de alcance mundial). Até o momento, oito pessoas já morreram por causa da doença, sendo que sete eram mexicanas – país de origem da doença – e uma americana.

 

A elevação do alerta também significa que há pouco tempo para finalizar os trabalhos de organização, comunicação e implementação de medidas para mitigar a crise. Os governos e as companhias farmacêuticas precisam disponibilizar drogas antivirais e aumentar os esforços para encontrar uma vacina para este tipo de gripe.

 

Há 41 anos, desde a gripe de Hong Kong, o mundo não enfrenta uma pandemia. A OMS reconhece 114 casos da doença no mundo, com oito mortes confirmadas oficialmente. Contudo, as autoridades sanitárias do México estimam que o vírus pode ter causado a morte de 159 pessoas.

 

No Brasil, o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou nesta tarde que há apenas dois casos que se encaixam nas características de suspeitos: um em São Paulo e outro em Minas Gerais. São considerados “casos suspeitos” os de pessoas que passaram pelos países onde o vírus circula (México, EUA, Canadá e Espanha) e que tiveram febre repentina acima de 38ºC associada a um ou mais dos seguintes sintomas: dificuldade respiratória, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações.

 

Outras 36 pessoas estão sendo monitoradas pelo Ministério da Saúde brasileiro.

 

Fonte: Veja Online

Os comentários estão fechados.