O Sonho Acabou
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br )
Revisando conceitos jornalísticos e avaliações pessoais, deu-me uma vontade danada de dedicar um artigo aos petistas envergonhados, sem coragem de expressar publicamente o seu sentimento.
Nenhuma inspiração melhor para isto do que a canção “God” de John Lennon – despachando os Beatles com uma despedida de incredulidade amarga. Não sei quando, nem como, nem onde, tornei-me fã dos rapazes de Liverpool e transferi o entusiasmo musical e certa inclinação sensual para John.
Ouço sempre, e várias vezes seguidas o “Imagine”; mas “God”, de certa maneira me chocou, não por problemas políticos ou religiosos. Filosóficos, talvez. A abertura literal é pesada: “Deus é um conceito/ Pelo qual medimos/ Nossa dor.
A demonstração de descrença em tudo é uma carga pesada. Com a frase “O Sonho Acabou”, Lennon revela desconfiança em todo seu entorno e também nas personalidades de Buda, Hitler, Jesus e Kennedy, e dos seus contemporâneos próximos, Elvis e Zimmerman, e dos antigos parceiros, os Beatles.
A 8 de dezembro de 1980, Lennon foi assassinado quando retornava do estúdio de gravação junto com Yoko, sua mulher. Ela divulgou semanas depois uma resposta dele à pergunta sobre o que pensava ser o sonho dos anos 1980. A resposta: “Faça seu próprio sonho… Eu não posso te despertar. Você pode se despertar”.
É esse “despertar” o que desejo aos últimos (e raros) petistas fundadores do Partido dos Trabalhadores. E será relembrando as antigas palavras de ordem, que hoje são recebidas como provocações oposicionistas ao pedir punição para os picaretas que roubaram a Petrobras.
Lembrar a mágica de um Brasil soberano, justo e livre, hoje desacreditada pelo lulo-petismo, assim como os princípios da moralidade e da ética. Para a cúpula do PT, a legislação só vale se for para servir aos interesses do governo na maquiagem dos números e das estatísticas.
Mal saindo do carnaval, lembro um samba maravilhoso “Recordar é Viver”. E com ele, trago à memória a participação dos petistas no impeachment de Collor. Hoje, eles todos estão exercendo mandatos e cargos governamentais, acumularam contas bancárias e, cinicamente, abraçam-se com o impichado.
Também não será exagero lembrar as lutas do braço sindical do PT, a CUT, defendendo os professores, o pessoal da saúde e os previdenciários! O que faz agora? Os sindicatos controlados pelos pelegos lulistas são apenas caça-níqueis e trampolins político-eleitorais deles.
Entre outros desvios de rumo no campo sindical, assiste-se o silêncio cúmplice dos petroleiros, técnicos e engenheiros da Petrobras diante da ladroagem que está destruindo a estatal. Esse comportamento desmoraliza os funcionários apontados de corruptos por Dilma e revolta pela hipocrisia.
E os artistas e intelectuais? São incapazes de uma autocrítica, de reconhecer o desmantelo de um governo incompetente em todos os campos de atividade. Na economia, traz a inflação de volta, e na política alia-se à banda podre do Congresso Nacional. Na verdade, para os artistas e intelectuais lulistas, o PT-governo é uma vaca de fartas tetas que alimentam os seus projetos.
Será que nenhum dos antigos militantes que mantêm a carteirinha e provavelmente paga o dízimo (embora a grana venha de outras fontes), se insurge contra a política externa do Itamaraty “do B”, controlado e ideologizado por um comissário delirante?
Será possível aplaudir o governo Maduro, da Venezuela, que fornece armas letais aos órgãos de segurança e permitindo seu uso contra manifestações populares? Que Dilma considere essa violência um problema interno daquele país? E, com dois pesos e duas medidas, rompa com Indonésia porque a legislação de lá condenou à morte um traficante de cocaína?
Qualquer um que se calar, e compactuar com a usina de amoralismo, cinismo e distorções programáticas do PT, é sócio solidário de uma organização delituosa. Não se trata de uma opção ideológica, mas adesão ao crime.
Por tudo isto, no próximo dia 15 de março, manifestando-me pela renúncia ou o impeachment de Dilma, a minha faixa será “O Sonho Acabou, PT!”.
Belíssimo texto parabéns, juntos no dia 15 de março
Muito bom Miranda… tenho sempre fortes restrições aos mitos e entes transcedentais. É uma forma de transferir responsabilidades pelos nossos atos e escolhas. O sonho realmente acabou para o PT e para nós brasileiros que pagamos as contas desta grande “empresa chamada Brasil”, começa uma nova etapa: desmantelar este grande e improdutivo elefante governamental. Não vamos desistir do Brasil, JAMAIS…Abs
A falta de conhecimento da maioria do povo brasileiro é um fato que não consigo entender e mesmo pessoas com certo nível de escolaridade não querem conversar a respeito da situação que passa o Brasil. O único lugar que encontro para protestar é a internet e seus post muito me tem ajudado para o verdadeiro esclarecimento.
Fico pensando como um cristão é capaz de votar em ateu e satanista. Assim o sonho acabou mesmo, porque aquele perseverará realizará os seus. É preciso ter coragem para ir contra tudo que está acontecendo nesta Nação. E para isto tem dar o primeiro passo. Hoje a Via Dutra está bloqueada por muitos que desafiam a imoral e amoral dos governantes. Sofremos junto com os desajustados que escolheram este governo.
Corrigindo: aquele QUE*
Lindo texto, sou uma sonhadora! Mas p os Petistas do bem penso q o sonho começou a acabar c as mortes de Celso Daniel, Toninho de Campinas e depois o Mensalão. A conversa fiada do Lula nunca me encantou, desde de sempre p mim, Elles seriam exatamente tudo isto q aí está!
Professor Miranda Sá, o senhor é terrivel!Como disse Emylio Ayoub: ” As lágrimas regam os sorrisos”.Sim, estou sorrindo pela certeza de que o sonho PTralha acabou e por sua lucidez mais que jornalística,poética.Lacrimejo ao realizar as conexçoes e verificar que o nosso sonho vive . Muito obrigado,em nome dos brasileiros lúcidos.
Ops! * conexões…..
QUERIDO, O BRASIL NÃO É NEM NUNCA FOI SOBERANO, JUSTO E LIVRE… DE MAZELA EM MAZELA, NÓS VAMOS MORRENDO NA TERRA BRASIL SIL SIL… O JOGO DE BOLA… SE É VERDADE QUE O OPRIMIDO OPRIME, ENTÃO ESTÁ EXPLICADA A VIOLÊNCIA DIÁRIA E COTIDIANA QUE ASSOLA A TERRA ONDE TUDO SE PLANTA E DÁ… A MEDIOCRIDADE TAMBÉM. POVO SEM BASE… NÃO PODE SE BASEAR EM POLÍTICA. ESTOU CANSADA DESSES PAPOS!
Feliz de você que logo cedo viu tudo isto nas conversas do Lula.
Nossa, Miranda… que artigo fantástico. Emocionante.
Muito bom, Miranda! Viajei no seu texto! Parabéns intensos.
Genial,Miranda ! Esse texto me tocou de forma inexplicável.Positivamente,1 dia saberei expressar a importância desse momento bem como, o efeito . Sou grata por tê-lo amigo.
Felicitações pelo belíssimo texto!
Por mim o PT não existiria pois desde que ele foi criado, senti ojeriza por ele.
O sonho petista já poderia ter terminado há tempos passados ou melhor, nunca deveria ter existido.
Agora quero mais que a “Anta” , caso ela possua um minúsculo resquício de dignidade , peça a sua renúncia para que possamos voltar a ser uma grandiosa nação.
Escreveu tudo, que muitos precisam ler, o que leiam para eles. Deveria ser editado e todos deveriam ser obrigados a ler, ensina-los, e pedir que mostrassem a cara. Pois, quem votou sabia, que está destruindo, ou seja, destruí-nos. Tiveram o ano inteiro analisando, principalmente, de pois da Copa dos gringos, que foi para tirarem proveito e roubarem. E acho que foi ótimo a Seleção Brasileira ter perdido. Na realidade, o PT E ALIADOS, são como o escorpião, impossível de exterminar, pequeno um veneno mortal, e em quantidade, se escondem nos lugares inusitados. Tenho vontade de agir, pois, jamais senti maior decepção, que me desperta sentimentos repugnantes, que não gostaria de sentir, pois, me maltrata. É sentir-se invalido e querer reagir, é querer partir para ação. É fazer justiça com as próprias mãos. É cansar de ser babaca e palhaço nas mãos do PT E SEUS ALIADOS DESREGRADOS, COMETENDO SEUS DELITOS E IMPUNES. Agradeço. Meus carinhoso abraço.
Não pedi permissão para encaminhar à imprensa local, porque a região onde moro é toda ptralha. No entanto, divulguei e guardei. Pode ser que um dia meus netos necessitem deste e outros documentários/ensaios de Miranda Sá.
Excelente seu texto, o meu sonho não acabou…. de viver o dia em que o PT, deixará de existir!