Guerra de conquista

Comentários desativados em Guerra de conquista
Compartilhar

Ataque à escola da ONU foi erro de mira

 

Um inquérito israelense sobre o ataque que atingiu uma escola das Nações Unidas na Faixa de Gaza na semana passada teria concluído que ele foi provocado por um erro de pontaria, de acordo com o jornal israelense Haaretz.

 

A investigação teria descoberto que, depois de perceber uma falha no sistema de navegação de um “míssil inteligente”, militares israelenses preferiram usar morteiros guiados pelo Satélite de Posicionamento Global (GPS, na sigla em inglês).

 

Eles teriam disparado três morteiros equipados com o sistema de navegação GPS contra militantes palestinos e um deles teria atingido a escola. Segundo os militares israelenses citados pelo Haaretz, o sistema de pontaria com GPS tem uma margem de erro de 30 metros.

 

BBC/BRASIL

 

OBS: O título, “Guerra de conquista”, em vez de “Guerra suja” que vínhamos usando, obedece a uma sugestão do nosso leitor Oswaldo que – com propriedade – defende a tese de que toda guerra é suja. Nós aplicávamos criticamente como fez o Le Monde na guerra do Vietnã, “Guerre Sale”, como expressão de repúdio à guerra colonial movida por banqueiros franceses no sudoeste da Ásia.

Os comentários estão fechados.