Click: Dilemas da Governanta

[ 12 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

Sou fã do ator Adam Sandler, um dos maiores comediantes da atualidade e considero a comédia “Click” a melhor entre todas que estrelou no cinema. O filme apresenta o arquiteto workaholic Michael Newman (Adam Sandler) que descobre um controle remoto universal que, em vez de controlar objetos eletrônicos, é capaz de dirigir as situações em sua vida.

Problemas engraçados, de humor quase britânico, ocorrem quando o controle materializa os pensamentos de Michael criando situações inusitadas. Muita gente, mesmo correndo risco, gostaria de ter um daqueles controles, para corrigir desvios. Não sei se gostaria, mas acho que a presidente Dilma deveria ter um…

Entretanto, retificando (e não emendando, como é do seu costume) as inconveniências no exercício da presidência, não fará dela uma estadista; jamais, porque não tem formação intelectual nem preparação política para isto. Estadistas foram Getúlio Vargas, Juscelino Kubitscheck e Ernesto Geisel; este último, embora sem se submeter a uma eleição democrática, teve uma inegável postura e atitudes exemplares em cumprimento do dever.

Em respeito e por obrigação com meus leitores, trago a opinião pessoal sobre os dilemas da governanta, mesmo sem ter votado nela por repulsa ao seu partido, que atualmente se banha numa cachoeira de escândalos.

Aconselho inicialmente a Dilma que dê um “click”, e veja que um presidente no exercício do cargo não pode agraciar parentes, nem ajudar amigas ou amigos pessoais; e, como estadista, não pode cometer erros e vacilações, obriga-se a decidir com autoridade e segurança as questões de governo.

Considero simplesmente ridículo o embaraço que ela sofre para demitir a presidente da Petrobras, Graça Foster; dê um click, Dilma, e olhe que não deveria somente exonerar Graça, mas toda a diretoria conivente com a quadrilha que assaltou a estatal.

Dilma, como chefe da Nação não vacile e dê um click para repudiar a pressão de movimentos ilegais e subversivos, como o MST e FNL, na escolha de um ministro, no caso a Kátia Abreu! Acho bem feito para a senadora, que traiu os seus princípios por carreirismo, mas a hesitação e falta de firmeza de Dilma são muito piores.

Jamais mostrando segurança, e sempre mal resolvida, tanto na Presidência como na vida pessoal, Dilma permite uma pergunta embaraçosa: “A senhora governa ou não governa?”

Se não é simplesmente uma “laranja” de Lula da Silva, largue essa muleta política ou assuma a figuração de “rainha da Inglaterra”, nomeando-o ministro da Casa Civil e com as funções de primeiro ministro.

Eram também necessários mais clicks, para evitar as visíveis vacilações de Dilma nas suas últimas intervenções: Na Comissão da Verdade, voltada para o revanchismo contra oficiais do Exército hoje inativos, mas que ocuparam comandos no regime militar. Ela se diz a favor da Lei da Anistia, mas assiste sem mover uma palha os seus sabujos ensaiando provocações para ferir a legislação vigente…

Outro cambaleio da Presidente é enfrentando as denúncias de fraude nas eleições: já se repetiu quatro vezes em entrevistas diversas, pedindo“respeito às escolhas legítimas das urnas eletrônicas”. Dilma precisaria de um click para deletar este jargão cretino que esgota nossa paciência; ou pára de repisar essa “legitimação” vazia ou a nossa desconfiança se transforma em certeza de que foi eleita através de roubo!

O Brasil não pode continuar à deriva no oceano da subversão e da falta de autoridade, enfrentando sucessivas ondas de corrupção que lhe deixam por baixo, humilhado no concerto das nações.

O PT-governo que é tão atuante na propaganda marqueteira, está inativo na visível derrocada da Petrobras; a militância “brochou”, sindicatos comprometidos silenciam e mercenários estão exigindo mais, como sintomas de que a verdade emerge do pantanal criminoso.

Diante disso, com a verdade do nosso lado, vale um click coletivo e intransferível: Voltemos a Castro Alves: “A praça é do povo/ Como o céu é do condor”. Vamos às ruas, patriotas de todas as tendências, uni-vos contra a corrupção!

12 respostas para Click: Dilemas da Governanta

  1. Ajuricaba disse:

    O clique que deveria ser dado não o foi e ela agora é regovernANTA. Os vassalos e alugados a manterão na cadeira

  2. Formatando circunstâncias mais interativas com o exercício das funções de maior mandatário da sétima economia do planeta, Dilma está muito necessitada de um programa de computador que transforme as os simuladores dos vôos em simuladores do execício da Presidência da República.
    No simulador ela já poderia ter percebido que jamais na História desse país uma vitória veio tão impregnada do sabor amargo da derrota.
    No simulador ela já teria percebido que as invenções contábeis do Min. Mântega iriam redundar no desrespeito à lei, para a aprovação de uma permissão para desrespeitar a LRF.
    No simulador ela perceberia que se bastou ao povo mineiro doze anos de governo do PSDB para se desenvolver aversão e cansaço de uma gestão benéfica para Minas Gerais, que muito maiores danos serão causados ao PT que substituirá nas novas edições do “Aurélio” o verbete “MALUFAR” pelo verbete “PETETIZAR”.

  3. Bira disse:

    A ideia é fazer um governo tucano neste segundo mandato para calar alguns congressistas insatisfeitos, sem a boquinha, que garantem tanta governabilidade.

  4. vileite disse:

    O click deveria ter sido dado por aqueles eleitores levianos e tão corruptos quanto ela, Lula e demais petralhas e,infelizmente ,não foi o que aconteceu pois o país continua submerso num mar de lama de escândalos e roubalheiras infindáveis..
    Ela não tem competência para ser governante de coisa alguma e,se duvidar, nem de gerir a própria vida!

  5. Peterson Querino disse:

    Belíssimo comentário, onde estão os sindicatos, UNE, CUT, realmente é uma vergonha

  6. Zinha Bergamin (@Lelezinha disse:

    Como sempre,um texto excelente,Miranda Sá! Parabéns!

  7. Odete campos disse:

    Mas Ella tem um click: chama-se marqueteiro João Santana. Sem um script e pagando caro por apoio, vira um fantoche. Até como vc bem escreveu, falta-lhe conteúdo p qq coisa…

  8. Aline Aragão disse:

    Como sempre excelente texto. Especificamente quanto ao tema Comissão da Verdade gostaria de fazer um adendo: no ano de 2011 a PresidentA chancelou a malfadada Portaria 134 editada pelo Ministro da INJUSTIÇA (Eduardo Cardoso) autorizando o cancelamento de todas as Portarias que anistiaram os ex – cabos da FAB que foram contrários ao golpe e foram expulsos daquela Força. Cabe ressaltar que tal medida, na prática, fez com que muitos desses militares, que hoje contam com idade avançada, ficassem sem assistência médica nos hospitais das Forças Armadas. Agora temos de nos contentar com uma comissão da verdade que só investiga o que quer e esquece dos que realmente fizeram alguma coisa pelo país sob o apoio da PresidentA com o seu choro que nada comove.

  9. Marcia disse:

    Excelente texto!!!!! Muito verdadeiro!!!!!

  10. Antônio Dantas disse:

    Quantos são clicar são nessecarios para colocar essa reanta nos eixos? Se milhares conte com o meu!

  11. Eliana disse:

    Excelente texto, que se lido pela sra. em questao lhe seria de grande valia. No entanto, jamais o lera, e se o lesse nao entenderia. Qto mais erra, menos aprende. Um click certeiro em sua mente pequena ,interesseira e corrupta provocaria um grande curto circuito. O que seria otimo p nos, que nos valeriamos de um ganho adicional..menos corrupcao, sem sua presenca asquerosa. Enfim, para uma sra. de porte minusculo o erro e a negacao dele e a unica atitude que consegue tomar. Mas vc tentou, provocou, assim como nos tentamos. O navio afundara e espero que a comandANTA nao fuja como os ratos escondidos nos poroes. Para nos, quem sabe em alguma curva da vida ela flutuara para o inferno, assim..como uma bolha de sabao…