Ventos da liberdade

Comentários desativados em Ventos da liberdade
Compartilhar

 

Confrontos chegam a Trípoli; EUA suspendem relações com Kadafi

Forças leais ao ditador Muamar Kadafi abriram fogo contra manifestantes em vários bairros de Trípoli, um dos últimos bastiões do governo, mas moradores relataram que áreas da capital já estão em mãos dos rebeldes. Em discurso, Kadafi mostrou-se disposto a armar a população para resistir ao avanço dos opositores, prometendo transformar a Líbia numa “labareda vermelha”. Seu filho, no entanto, deixou aberta a porta para negociar com rebeldes.

Benghazi já celebra a queda de Gaddafi

As ruínas do quartel-general do Exército em Benghazi viraram ponto de encontro. Moradores acompanham a revolta em Trípoli com a confiança de que o ditador tem os dias contados. No complexo ocorreram alguns dos confrontos mais violentos, e ninguém conta em menos de 500 os mortos.

Rompimento diplomático

Os EUA não deram detalhes, mas as medidas devem incluir o embargo à venda de armas e o congelamento de bens de autoridades líbias no exterior. Sanções semelhantes serão praticadas pela União Europeia.

Numa ofensiva para deter a ação de Kadafi, EUA suspenderam as relações com a Líbia, fecham a embaixada no país, e anunciaram que adotarão sanções unilaterais. O Conselho de Segurança da ONU não descarta a intervenção militar.

O horror na cidade livre

Em Benghazi, segunda maior cidade da Líbia, já sob controle rebelde, moradores sentiram na pele as atrocidades cometidas pelo regime ao tentar salvar vítimas enterradas vivas pelos aliados de Kadafi. Os últimos brasileiros embarcaram em navio para deixar o país.

No blog do Zé…

O ex-chefe da Casa Civil, chefe do mensalão e deputado cassado José Dirceu acusou, em seu blog, a imprensa e os EUA de manobrarem a crise na Líbia para respaldar uma hipotética invasão do país pelos americanos.

Os comentários estão fechados.