FASCISMO(2)

[ 13 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

“Em uma democracia, ninguém sabe o que será o próximo governo. Sob o fascismo não existe nenhum próximo governo. ” (Michael Kalecki)

Este é o “FASCISMO(2)”. Ao escrever o primeiro “Fascismo”, preocupei-me em mostrar a evolução histórica do regime italiano, sua adoção pelo Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães e também pelos totalitaristas romenos, húngaros, espanhóis e portugueses.

Agora que a palavra “fascismo” virou figurinha fácil entre os globalistas e seus aderentes, os narcopopulistas bolivarianos, chegou a necessidade de voltar ao assunto, com um título igual ao que foi usado em 2015.

A versão fascista dos nossos dias é o aparecimento global dos “antifas”, grupo criado por intelectuais ligados a Barack Obama nos EUA e, segundo informações, financiado por George Soros. Chegou e se expandiu na Europa, e é caricaturado na América Latina pelos pelegos sindicais e professores obreiristas.

“Antifas” é um termo recém-nascido, formado pelo prefixo grego “anti” (ação contrária) e a derivação precedente de fascismo, “fas”. Tornou-se a sigla do movimento que nos faz lembrar uma profecia de Winston Churchill: “Os fascistas do futuro chamarão a si mesmos de antifascistas”.

Um dos eminentes contribuintes ideológicos do “antifas” nos EUA, é o historiador americano, da Universidade Yale, Timothy Snydere. Se ele não recomendasse a leitura do livro “Harry Porter e as Relíquias da Morte”, de J.K. Rowling, poderia até ser levado a sério por algumas tiradas inteligentes no seu livro “Sobre a Tirania”.

Uma delas é o reconhecimento de que atualmente uma grande massa social tem acesso imediata aos fatos via Internet e interage com a mesma velocidade. Isto, nós, navegadores da web já sabíamos e comprovamos a força das redes sociais sobre o poder.

Noutra abordagem, Timothy, embora defensor do globalismo, reconhece (um tanto timidamente) que já não há um Estado-Nação livre da globalização, e que isto repete historicamente os anos 30 com tentativas de ressurgimento do totalitarismo.

É verdade. Acompanhamos crescimento de ideias favoráveis a um Estado forte e tendências por um governo centralizador da política e da economia. O engraçado é que entre nós o fermento deste bolo é o populismo caricato do PT e seus puxadinhos.

Tenho me empenhado na luta para deixar aos pósteros uma sociedade democrática, com liberdade e justiça; por isso, registro a minha convicção de que o globalismo se George Soros & Cia impede uma democracia autêntica.

Como se trata de uma política internacional, o globalismo acentua a desigualdade social e como consequência disto, o populismo cresce e o racismo aparece…

No Knesset, parlamento israelense, transita um projeto de lei impedindo que ONGs recebam verbas da Fundação Sociedade Aberta de Soros. Como Israel, há muitos países que reconhecem como indesejável a atividade de Soros; e é por aí que mora o perigo da nossa geração assistir a Liberdade internada na UTI em estado terminal…

Já são percebidos os sintomas de degenerescência da Democracia no Brasil. Uma grande parcela de brasileiros já constata que não a nada mais antidemocrático do que um Executivo fragilizado, um Legislativo corrupto e um Judiciário que não faz Justiça…

O STF perde a credibilidade, Temer não consegue aprovar as reformas necessárias ao País; e o Congresso está pervertido.

Assim, a esperança no futuro cede lugar ao desânimo e ao enfraquecimento da luta para vencer o crime político organizado. Isto é muito triste. Lutemos para que os fascismos do século passado sejam enterrados em cova bastante funda para que não voltem como mortos-vivos.

 

 

13 respostas para FASCISMO(2)

  1. O que nos resta, é Força Democrática da Internet (Web) que ainda existe e está ao nosso Dispor. Ressaltando o que o mestre Miranda Sá destacou em seu artigo Fascismo (2) : …”O reconhecimento de que atualmente uma grande massa social tem acesso imediata aos fatos via Internet e interage com a mesma velocidade. Isto, nós, navegadores da web já sabíamos e comprovamos a força das redes sociais sobre o poder”.(Miranda Sá)

    Parabéns Mestre Miranda por mais uma excelente Artigo.

    Rogério Marcelino ( Rogermar32 do Twitter)

  2. António Carlos do Rosário disse:

    “Antifas” é um termo recém-nascido, formado pelo prefixo grego “anti” (ação contrária) e a derivação precedente de fascismo, “fas”. Tornou-se a sigla do movimento que nos faz lembrar uma profecia de Winston Churchill: “Os fascistas do futuro chamarão a si mesmos de antifascistas”. (Miranda Sá)
    https://www.mirandasa.hospedagemdesites.ws/?p=61186

  3. iara kern disse:

    Só nós resta a internet. Sinto-me desamparada. Obrigada pelo belo artigo.

  4. Osmar disse:

    Bela e lúcida exposição, caro Miranda! Preciso aparecer mais vezes por aqui para apreciar teus pitacos políticos e agregar novos e úteis conhecimentos.
    Um forte abraço, Deus te abençoe, mestre…

    Osmar.

  5. Mary de Paula disse:

    Pelo que leio e vejo, o facismo, assim como um zumbi, nem morto, nem vivo, caminha ao nosso lado sem nos darmos conta. A única solução é que lhe “cortem a cabeça”.

  6. Irene Mattos Felix disse:

    Acredito que existe em mim um excesso de otimismo Penso que mudaremos essa situação em 2018, nas urnas Um voto consciente tem a força necessária para a mudança acontecer Palavras, adjetivos não definem e sim as ações
    Se eu desaparecer é por motivos de saúde Volto à capital para cuidar da minha filha Retornarei
    Abraços

  7. WELTON REIS DOS SANTOS disse:

    A arte de ganhar dinheiro no passado tinha como arma a inteligência e foco em alguma área econômica e agora estamos assistindo uma nova forma de enganar pelo estímulo à separação social e assim os negócios são realizados longe das vistas públicas. Esse é o novo fascismo.

  8. Adailton Machado disse:

    Deveria ter conhecido seu blog há mais tempo.

    Ótimas reflexões, excelente texto, referências respeitáveis e termos apropriados.

    Visitarei mais vezes, com certeza.

    Parabéns!

  9. José Augusto Cordeiro disse:

    Excelente. Já vou repassar. Esclarecedor, reto e direto. Até aqui o mais útil e melhor artigo dos que li.

  10. Miranda, ótimo artigo nos levando à reflexão do momento, dos sinônimos, dos epítetos e das conveniências dos todos por politizados.
    O Brasil está como Roma em 1496. Por um triz.
    Corrupção desce a céu aberto, podre feito esgoto ao ar livre.
    Parabéns!

  11. Neide Freitas disse:

    Miranda, não vamos dar tréguas, esses comunas não vão nos vencer , como sempre digo ” Deus é brasileiro ” e não vai deixar o mal vencer, pq temos os internautas e os combatentes atentos 24 h. Não quero nem pensar que dê o contrário, temos que combater as urnas fraudulentas, se conseguirmos ,é o fim da polegadas mamadores dos cofres públicos

  12. Neide Freitas disse:

    Quero dizer pelegadas, que lutam e fazem o diabo para perpetuarem no poder , mas graças a Deus tem os defensores do nosso amado Brasil que se amolecermos viramos uma Venezuela . Não vamos parar, mesmo que proíbam haverá sempre um meio se eles fecham a porta Deus abre janelas .

  13. Os povos geralmente conseguem sobreviver `as maiores confusões que lhes surgem no caminho. É muito boa essa teimosia, esse bom senso de tanta gente que fundamenta as suas ações na Coragem, como também no Amor, no Bem, na Solidariedade, na Fraternidade e na Razão esclarecida pelo raciocínio iluminado por Deus.
    Todavia, jamais no fanatismo.