Categorias: Notícias

Votos em separado (III)

O senador Jefferson Peres apresenta seu voto manuscrito em três laudas e sem pretensão de influenciar ninguém. No voto persiste a desconfiança dos pagamentos feitos para a pensão alimentar de um filho fora do casamento serem efetuados em dinheiro vivo, num sistema bancário onde a informatização é generalizada e não deixa dúvidas comprobatórias. Esta impropriedade cometida pelo Senador de entregar ao lobista de uma empreiteira uma relação tão íntima, levando-se em conta que o cargo que ocupa pode influenciar de forma meridiana decisões governamentais e liberação de verbas. Por que entre tantos amigos escolheu o menos indicado para o desempenho da função? Renan foi imprudente incumbindo um lobista, tornando-se refém de interesses estranhos ao serviço público. Essa ligação perigosa gerou este processo com inevitáveis respingos sobre a instituição que preside. Assim, misturando ações públicas e privadas, o comportamento de Renan é indesculpável, devendo sofrer uma penalidade – não a cassação – mas uma punição para dar uma satisfação à sociedade; mas o melhor, porém, seria uma investigação mais profunda para provar a inocência que ele alega, apoiado pelo relatório do Conselho que nada encontrou de condenável na sua conduta. Concluo, fazendo minha a peroração do tribuno romano: “O tempora, o mores!”Depois deste voto, foi encerrada a reunião, prorrogada para a próxima 3ª feira.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03