Categorias: Artigo

TITANIC

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br)

“A gente quer a vida como a vida quer” (Banda Titãs, in “Comida”)

É impressionante o pavor dos seguidores de Bolsonaro reagindo contra a convocação da CPI da Covid-19. Veem as investigações sobre a política governamental durante a pandemia como aquele iceberg que afundou o luxuoso transatlântico da White Star Line, saído dos estaleiros de Belford, na Irlanda.

Do outro lado, muitos acham que é uma excelente chance para o Presidente provar que está certo na sua condução da política sanitária enfrentando o vírus; afirma-se que o temor dos bolsonaristas mostra o contrário do que afirmam, que a mentira e a fraude substituíram o slogan “O Brasil Acima de Tudo”….

Pelo interesse nacional na apuração dos fatos, os brasileiros não comparam esta CPI com a montanha de gelo flutuante que partiu o Titanic ao meio e levou-o ao fundo do oceano, mas uma maneira de esclarecer como o Ministério da Saúde se conduziu na pandemia.

Vê-se paralelamente quão insólito é o ataque virulento do Presidente ao STF, em particular ao ministro Luiz Barroso, sempre acompanhado pelos seus seguidores. Em verdade, vê-se que os que se opõem à CPI, levantam críticas usando a camisa listrada dos malandros, e não a toga da magistratura, porque é inegável que a decisão do ministro Barroso foi técnica, baseada no texto constitucional.

Diante disto, observa-se que não há boa-fé dos fanáticos que seguem a forma desrespeitosa e grosseira com que o presidente Bolsonaro reagiu. Se na verdade são amigos, deveriam educá-lo, mostrando que o comportamento republicano exige que siga a norma consagrada do Direito, de que decisão de Justiça não se discute, se cumpre.

O historiador, filósofo e poeta romano Caio Cornélio Tácito, que passou à História simplesmente como Tácito, disse que – “Os aduladores são a pior espécie de inimigos”, projetando ad futurum os servis puxa-sacos que cercam o Presidente, mais prejudiciais a ele do que uma barulhenta oposição política e parlamentar.

Como baixar a cabeça, subalternos, à desobediência infantilóide de Bolsonaro, com xingamentos e ataques pessoais, exibindo um comportamento nefasto a si próprio? Será ele intocável, um semideus como os titãs da mitologia greco-romana ou apenas um homem de carne e osso que eventualmente ocupa a presidência da República?

Foi lembrando os Titãs que chegamos ao navio Titanic, cujo nome que veio da palavra “titãs”, entidades divinas da mitologia, filhos de Gaia e Urano. “Mito” por “mito”, esta comparação nos levou à história da primeira geração dos deuses do Olimpo.

Eram seis homens e seis mulheres que governaram o mundo após Cronos – o Tempo – ter matado Urano para defender Gaia, atacada por ele. Antes de Zeus, o governo deles, com Cronos à frente, representou a Era conhecida como “A Idade de Ouro”.

O rock brasileiro marca a presença da Banda Titãs, que no ano passado gravou o seu CD “O Brasil de Que Deu Certo”, e sempre evoca saudades das composições cheias de poesia como “Epitáfio” e “Enquanto Houver Sol”. É antológica a sua canção “É preciso saber viver”, com os versos: “Quem espera que a vida/ Seja feita de ilusão/ Pode até ficar maluco/ Ou morrer na solidão…”.

Navegando nos mares revoltos da pandemia, enfrentando as ondas da necropolítica governamental e 350 mil cadáveres boiando, voltamos à ficção do Titanic bolsonarista construído nos estaleiros da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, tendo como armadores “os meninos do Presidente”, advogados despachados, empresários expertos, PMs aposentados e a turma operária tendo como mestre –de-obras Fabrício Queiroz…

Entusiastas da indestrutibilidade do barco, escreveram na linha d’água os slogans “Os Filhos Acima de Todos” e “Reeleição Acima de Tudo” e puseram o novo Titanic a navegar em Brasília, no Lago Paranoá, símbolo do poder marítimo do Palácio do Planalto….

Será a CPI da Covid-19 que o levará ao fundo?

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00