Categorias: crônica

OS TOLOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br)

“Para fazer um tolo compreender é necessário dar-lhe cocorotes na cabeça, enquanto para o inteligente basta uma palavra” (Provérbio persa)

Sem cocorotes, torna-se muito difícil aos tolos compreenderem o trágico momento da pandemia. Tangidos por negacionistas no poder, levantam a justa bandeira da liberdade religiosa para defender igrejas de portas abertas, sem ver que se trata de uma medida emergencial e temporária para defender vidas. A Liberdade é um bem.

Antes disto, estes mesmos patetas, ouvindo “a voz do dono” (antiga propaganda da RCA/Victor), combatiam os avanços científicos das máscaras, do distanciamento, do isolamento e cuidados nos contatos familiares, mas contra as medidas preventivas evocam um deus restrito a quatro paredes das igrejas….

Dando um triste exemplo, assistimos os malabarismos negacionistas do presidente Bolsonaro, se desdizendo para esconder a sua obsessão de enfrentar a lógica preventiva. Foi assim que convocou uma reunião com empresários, em que esteve representada ficcionalmente a empresa Lúcifer & Cia. Ltda., que explora os tolos em transações necrófilas.

O Anjo Caído, que preside o Conselho Diretor da L&C, sabe melhor do que ninguém que “os tolos representam quatro quintos da humanidade” conforme constatou Marc Twain, e para eles dá 50% de desconto na compra do produto da moda, o negacionismo.

Assim, vê-se formarem filas de néscios para comprar o negacionismo luciferiano, uniformizados com a camiseta do besteirol e gestos que agradam o aprendiz de ditador, para exibi-lo nas redes sociais. Ao receberem uma crítica, agridem quem os contradiz indignados e raivosos.

São organizados sob o comando de um esperto, poucos, mas ruidosos, repetindo as palavras-de-ordem do interesse do poder; quando ouvem “um chega prá lá” recebem de imediato a solidariedade dos colegas que compõem os quatro quintos da humanidade….

Perguntem a estes boçais qual é a diferença entre um berrante gaúcho e o shofar judeu, e ele certamente abordará o formato ou o som produzido, embora envolvido neste contexto. Adianto-lhes: ambos são feitos de chifres e emitem sons parecidos; e a diferença é que o shofar é tocado em serviços religiosos e o berrante para recolher o gado….

Alguém já disse – perdoem-me esquecer quem foi -, que “vale mais uma hora de sábio que a vida inteira de tolo”, pensamento lúcido que infelizmente não chegou ao ouvido dos brasileiros e por isso os broncos se juntam aos picaretas e ganham as eleições chegando ao poder. E logo se colocam acima das leis e da consciência social.

Um dos presidentes da República eleito e reeleito pelos palermas dos quatro quintos brasileiros – Lula da Silva –, além das medidas provisórias vendidas e das propinas recebidas, cometia os erros idiomáticos do linguajar de pelegos sindicais, e era aplaudido por acadêmicos.

Entre inúmeras condecorações recebidas, esse sentenciado em duas instâncias por corrupção e lavagem de dinheiro, foi brindado por várias universidades com o título “Doutor Honoris Causa”; e agora, sob aplausos dos lorpas socialisteiros, foi inocentado por firulas jurídicas no STF garantindo-lhe a impunidade, não pelo analfabetismo, mas pela desvairada corrupção.

O atual presidente, chefe da seita que se auto assume como “de direita” e “conservadora” é, no outro extremo, um apedeuta grosseiro e presumido, e também com desvios rasteiros de corrupção pelas “rachadinhas” e “cheques do Queiroz”, e nem para deleitar os tolos fanáticos que o seguem, não rem moral para queixar-se do seu adversário…

Neste quadro insólito de cinquenta tons desarmonizados, eu gostaria de vacinar os tolos azuis e vermelhos que protagonizam o avesso pastoril da politicagem; mas como disse Voltaire: – “É difícil livrar os parvos das correntes que eles próprios veneram”.

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

DOS ANIMAIS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com,br) É emocionante o vídeo postado pela "Sexteto 4 Patas" como epitáfio pela morte do cachorro Joca,…

28 de abril de 2024 13h21

DA TECNOLOGIA

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Observei numa rachadura das pedras de uma calçada na minha vizinhança o nascimento vigoroso de uma…

23 de abril de 2024 13h30

DA FELICIDADE

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A busca da Felicidade é uma fantasia diversionista para fazer esquecer as agruras do dia-a-dia das…

19 de abril de 2024 19h01

DA LIBERDADE

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Mal terminara a 2ª Grande Guerra, em 1946, meu pai levou-me para assistir na ABI (onde…

15 de abril de 2024 22h05

DA VIOLÊNCIA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Violência se alastra pelo mundo como o espetáculo e o estrondo das cachoeiras, é impossível…

11 de abril de 2024 16h55

DO IMPOSSÍVEL

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br.) Lembro-me do pensamento, mas esqueci a origem e o nome do autor que deve ter sido…

5 de abril de 2024 19h26