Categorias: Notícias

Segurança de Lurian gastou R$ 55 mil em cartão

Para o governo, a imprensa vem tratando o caso dos cartões com certo extremismo. De fato, é preciso reconhecer. Repórteres são, por vezes, extremistas. Agora, então, decidiram levar o extremismo a extremos inaceitáveis. Tornaram-se extremamente observadores. Repórter já reporta até, veja você, as despesas do governo com a segurança de Lurian, a filha do Lula.
Coisa de R$ 55 mil em nove meses, segundo a informa Leila Suwwan.

Contra o extremismo da imprensa, o melhor remédio é o eufemismo. O professor Aurélio ensina que eufemismo é o “ato de suavizar a expressão duma idéia substituindo a palavra ou expressão própria por outra mais agradável.” Em suma: é quando você substitui o preto no branco pelo cinza. É quando você troca o nu e cru pelo malpassado. É quando você prefere o rodeio a ir direito ao ponto.

Por ora, conhece-se apenas a versão dos extremistas: os cartões foram manuseados, dessa vez, por agentes do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da presidência da República. Pagaram de autopeças a livros. Aguarda-se pelo próximo eufemismo.

Ouvido, o GSI pediu calma. Disse que explicará tudo depois do Carnaval. A secretaria de Imprensa do Planalto decidiu que não vai se manifestar sobre “temas relacionados à segurança do presidente ou seus familiares”. Ora, ninguém está interessado em discutir sobre segurança.
O que se deseja é um bom feixe de explicações acerca de outro assunto: os gastos públicos.

Espanta a forma corriqueira como o dinheiro da Viúva – que é público, mas não é gratuito — goteja da torneira dos cartões.
A essa altura, a velha e boa tomada de preços, a antiquada licitação, há de estar sentindo-se rejeitada. Vem sendo reiteradamente trocada pela “emergência” dos cartões. No início, eram puladas de cerca esporádicas. Agora, a perversão já não encontra refúgio nem no eufemismo.

Fonte: Josias de Souza

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: Notícias

Textos Recentes

DO ISOLACIONISMO

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Para se ter uma ideia de sociedade e, consequentemente, da cidadania, temos em mão a interessante…

18 de maio de 2024 10h51

DOS VENENOS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Para falar de venenos dou uma volta ao passado, ir a Natal, Rio Grande do Norte,…

13 de maio de 2024 11h39

DAS ATITUDES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Muitos anos estão acumulados desde que uma dessas reformas idiotas do ensino acabou com os cursos…

10 de maio de 2024 18h50

DOS ROBÔS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Nos dias de hoje os robôs estão presentes em toda parte; saíram dos laboratórios de pesquisa…

5 de maio de 2024 19h50

DO ESCAPISMO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A genialidade do dramaturgo, poeta e filósofo alemão Bertolt Brecht, estrela ofuscante da arte teatral no…

1 de maio de 2024 19h20

DOS ANIMAIS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com,br) É emocionante o vídeo postado pela "Sexteto 4 Patas" como epitáfio pela morte do cachorro Joca,…

28 de abril de 2024 13h21