Tiger Woods, considerado o homem que em 12 anos de carreira revolucionou o golfe (começou com 20 anos, está com 32), recebeu só de patrocínio mais de 1 BILHÃO de dólares (isso mesmo, 1 BILHÃO), ainda tem contratos de mais de 200 milhões até os 35 anos, tido como o possível fim. Outros, não com a sua projeção ou importância, também ganham muito. Fora os prêmios, altíssimos.
A Coca-Cola é outra grande patrocinadora, principalmente nos EUA. Um jogador de futebol americano acaba de assinar contrato de 5 anos, 240 milhões de dólares. É fácil, 48 milhões por ano, 4 milhões por mês.Um aspecto é razoável, hoje, pelo menos durante o dia, uma parte enorme do mundo anda de tênis. Vou observando pelas ruas, pés e tênis se embrulham na maior intimidade. Conforto?
O outro fator e usina de faturamento é a promoção. Os esportes mais vistos do mundo são patrocinados pela Nike, os grandes jogadores ganham fortunas. Não tenho nada contra esse faturamento dos jogadores, o esporte se transformou principalmente nos últimos 15 anos na fonte de enriquecimento de meninos pobres, e conseqüentemente na ascensão social desses que são ídolos.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…