OPINIÃO
Previdência Social
Há os que defendem idade mínima para aposentadoria. E tal exigência está em vigor. O que acontece? Quem começa a trabalhar aos 15 anos, o que é comum nos grupos de menor renda, vai ter que descontar para o INSS durante 40 anos para obter o mesmo direito de quem começou aos 20 e pertence à classe média. A exigência de contribuição é a mesma. A idade exigida é outra, 55 anos.
Prejuízo para os mais pobres. Em matéria de INSS, em vez de se falar em cortar direitos legítimos consolidados, dever-se-ia falar em aumentar a receita combatendo a sonegação. E também as fraudes que se repetem sem cessar. Agora mesmo, há poucos dias, surgiu mais uma série delas. Reduzir direitos antidemocraticamente é fácil. Defender uma efetiva justiça social é que é difícil.
Pedro do Coutto, jornalista
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Desde que passei a divulgar os meus textos, artigos, comentários e crônicas, tenho repetido uma definição…